Precisando fazer exame de urina em éguas? Saiba como!

Precisando fazer urinálises em éguas? Saiba que a coleta de urina é feita por meio da cateterização vesical ou sondagem vesical

Precisando fazer exame de urina em éguas? Saiba como!   Artigos VetProfissinal

 

A coleta de urina em éguas é feita por meio da cateterização vesical ou sondagem vesical. É importante, como primeira medida para a realização do procedimento, fazer a assepsia da vulva para retirar resíduos de fezes e evitar a contaminação ao introduzir a sonda na uretra dos equinos.

Passo a passo para a coleta de urina em éguas


- coloque a cauda da égua na lateral para facilitar a visualização da vulva e do ânus do animal.
- jogue um pouco de água na região para limpar. A assepsia é feita com água e uma solução de clorexidina própria para essa finalidade.
- coloque um pouco da solução na parte macia de uma escova pequena e esfregue a região para retirar todos os resíduos de fezes. Depois, jogue água novamente para finalizar a limpeza.
- escolha uma Sonda de Foley cujo tamanho seja compatível com o porte do animal. A sonda de foley possui uma via lateral, na qual coloca-se água ou soro.
fisiológico para preencher o balão (localizado em sua ponta). O balão, por sua vez, faz com que a sonda permaneça dentro da uretra do animal, seja para que ele urine constantemente ou para medir a produção urinária em 24 horas.
- para inserir a sonda, lubrifique as mãos enluvadas com óleo mineral, a fim de não causar desconforto no animal.
- localize o meato urinário da égua com a mão e introduza a sonda devagar para evitar o desconforto animal.
- à medida que a sonda é introduzida, vá retirando o plástico da mesma, tendo o cuidado de direcioná-la na posição do meato urinário.

Aprenda mais sobre Urinálises – Coleta e Processamento no Curso Online Patologia clínica e veterinária, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão. 

Receba Mais Informações