Problemas com as aves da granja? Por onde o médico veterinário deve começar a investigação?

O veterinário de aves domésticas será solicitado à granja sempre que o granjeiro ou proprietário perceber algum problema com os animais

Problemas com as aves da granja? Por onde o médico veterinário deve começar a investigação?

No primeiro contato com a granja, já é importante que o Médico Veterinário comece a traçar o histórico, ou anamnese, do animal, verificando todas as características das aves e as condições a que são submetidas, como idade, alimentação, vacinação, condições das instalações granjeiras, qual o quadro suspeito e quando começou a sua observação, entre outros. É necessário que tudo seja devidamente anotado em fichas próprias.

Outra questão muito importante a qual o veterinário deve ficar atento é ao fato de a ave que for trazida para análise estar com alguma câimbra”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia. Os granjeiros, muitas vezes, transportam os animais de forma indelicada dentro de sacos e gaiolas e, caso o veterinário não seja muito experiente, pode confundir a postura sem jeito do animal com quadros de doenças.

O primeiro passo, portanto, é a contenção da ave para que ela não se movimente. Esse procedimento consiste em, de forma delicada, cruzar suas asas.

Como primeira análise, observamos a barbela e a crista, cujo tom deve estar numa coloração avermelhada, não necessariamente muito forte, mas de aspecto saudável, e com uma temperatura levemente quente, indicativo de um bom metabolismo. A cor das escamas das patas também é importante, pois animais de postura, em sua fase de produção, não devem apresentar coloração intensa, uma vez que o corpo concentra o sangue para a produção dos ovos.

Também é válido procurar a presença de ectoparasitas sob as plumas e observar se o animal não tem algum tipo de sintomatologia nervosa, ou problema de locomoção, ressalvando aquele momento inicial para observar se há alguma câimbra devido ao transporte ou alguma outra alteração.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações