Produção de leite: quais são os custos dessa atividade?

Os sistemas de produção de uma propriedade precisam ser lucrativos, sem deixar de lado fatores básicos como o bem-estar animal

Produção de leite: quais são os custos dessa atividade?

A produção de leite está diretamente relacionada com o consumo alimentar dos animais. Essa produção precisa vir de nutrientes que serão absorvidos no trato gastrointestinal do animal, passando por diversas reações bioquímicas, até chegar à glândula mamária. A partir disso serão formados precursores do leite, responsáveis pelo produto final de qualidade.

As vacas em lactação, principalmente as de alta produção, precisam ingerir grande quantidade de nutrientes ao longo de 24 horas”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia. Muitas vezes é necessário o estímulo ao consumo de alimentos por esses animais.

A lucratividade dos sistemas de produção está diretamente relacionada com a nutrição.


Custos diretos relacionados com a nutrição bovina:

a) Alimentos concentrados

• Aproximadamente 35% a 45% do custo total para a produção de 1 litro de leite é gasto com rações concentradas, cada vez mais presentes nas dietas bovinas e em maiores quantidades.

• A ração concentrada tem que ser tratada como suplementação. O tipo e quantidade de concentrado que será utilizada depende da quantidade e qualidade do alimento volumoso.

b) Alimentos volumosos

• A ração concentrada representa 15% do custo total para a produção de 1 litro de leite.

• São as pastagens, silagens (milho, sorgo, capim), cana, capim picado e feno.

• Apesar de representarem um custo menor, quando comparados aos alimentos concentrados, o volumoso é à base de alimentação de bovinos.


Custos indiretos relacionados com a nutrição bovina:

a. Mão de obra: dentro das propriedades, a maior parte do tempo dos funcionários é gasta com fornecimento, pesagem de alimentos e todas as práticas que envolvem o manejo nutricional como um todo.

b. Instalações: armazenamentos, distribuições.

c. Equipamentos: como o vagão forrageiro ou trator que farão a distribuição da nutrição aos animais.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nutrição de Bovino Leiteiro do VET Profissional, com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia – Nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorando em Nutrição de Ruminantes pela mesma universidade. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações