Programa de luz durante a cria e a recria de galinhas poedeiras

Na fase inicial, são fornecidas 23-24 horas de luz, seguindo até 9 semanas com a luz natural. Na fase de 10 a 17 semanas, aproximadamente, é preciso muito cuidado

Programa de luz durante a cria e a recria de galinhas poedeiras   VetProfissional

Na fase inicial, são fornecidas 23-24 horas de luz, seguindo até 9 semanas com a luz natural. Na fase de 10 a 17 semanas, aproximadamente, é preciso muito cuidado para que a quantidade de luz necessária seja devidamente atingida sem, contanto, que as aves entrem em postura muito cedo.

“Posteriormente, durante toda a fase de produção, o fornecimento de luz entra em uma quantidade estável de horas por dia. Para isso, é preciso consultar as tabelas de fotoperíodo para determinar o tempo de luz diário necessário”, afirma Marcelo Dias, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

Programa de Luz Cria e Recria de Poedeiras     VetProfissional

É possível observar, de acordo com a época do ano vigente, quanto de luz a mais é preciso fornecer às aves, usando como base a duração do dia. É importante frisar que o incremento de luminosidade necessário deve ser feito progressivamente e em dois turnos, pois fornecer todas as horas a mais de uma vez seria muito agressivo às aves. Importante ressaltar, também, que luminosidade excessiva pode levar os animais a casos de prolapso do útero, estresse e mortalidade.

Tabela de Luz   Manejo de Galinhas Poedeiras    VetProfissional
Tabela de Luz   Manejo de Poedeiras        VetProfissional

Os incrementos por turno podem ser realizados aumentando-se uma hora de luz artificial por dia, até que se atinja o total necessário. Assim, acrescenta-se meia hora de manhã, ao nascer do sol, e meia hora depois do pôr do sol. É importante que a luz artificial seja ligada, por exemplo, no segundo turno, meia hora antes de o sol se pôr, quando a luz que chega às aves dentro do galpão já está fraca.

Quando o tempo a mais de iluminação fornecida for de uma hora, liga-se a luz meia hora antes e meia hora depois do pôr do sol. O mesmo acontece para o turno da manhã: se for uma hora a mais, liga-se meia hora antes do nascer do sol e deixa até meia hora depois do nascer do sol.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações