Pulgas: vamos conhecer mais sobre esse artrópode de importância veterinária?

As pulgas, animais da ordem siphonaptera, são hematófagos de ambos os sexos, que parasitam aves e mamíferos

Pulgas: vamos conhecer mais sobre esse artrópode de importância veterinária?

A ordem Siphonaptera agrupa insetos hematófagos de ambos os sexos (Pulgas e bichos-de-pé). Na fase adulta, são parasitas de aves e mamíferos. Na fase larvária apresentam vida livre e aparelho bucal mastigador.

As pulgas são insetos sem asas e com o corpo achatado lateralmente, medindo cerca de 1,5 mm a 4 mm. São ectoparasitas hematófagos de mamíferos e aves”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

Algumas pulgas podem pular mais de 100 vezes o tamanho do seu corpo. Equivale a um humano de 1,70 m pulando 170 m (60 andares). Esse fato ocorre devido ao terceiro par de patas das pulgas que é muito mais longo (adaptação para o pulo).

O tempo médio de vida das pulgas é de 1 a 2 anos, com ciclo biológico variando de 25 a 30 dias. Não há uma alta especificidade de hospedeiro (geralmente infestam várias espécies).

As pulgas são potenciais vetores de doenças, como peste bubônica, salmonelose, tifo exantemático murinho, mixomatose dos coelhos, pulga de gatos e cachorros.


Espécies:

Tunga penetrans: A pulga Tunga penetrans é conhecida como “bicho do pé”, “bicho do porco” e “pulga da areia”, sendo exclusivamente hematófagas. Os adultos (machos e fêmeas virgens) vivem em lugares de solos arenosos, quentes e secos, sendo abundantes em chiqueiros de porcos e peridomicílio. A fêmea grávida penetra na pele do porco ou do homem, tendo como localizações preferenciais a sola dos pés, os espaços interdigitais e sob as unhas. Ela expele aproximadamente 100 ovos.

Ctenocephalides: vulgarmente conhecida como “pulga do gato e do cão”, apresentando subespécies parasitas de carnívoros. As Ctenocephalides notam a presença do hospedeiro pelo calor, visão e o aumento do CO2. O acasalamento ocorre no hospedeiro e a ovoposição de 24 a 48 horas após o repasto (30 - 50 ovos/dia, 50 - 100 dias de vida).

Pulex irritans: é a pulga do homem ou das casas, sendo cosmopolita. Vive no domicílio humano, onde se encontra bem adaptada e chega a ser abundante, tendo preferência pelo sangue humano.

Xenopsylla cheopis: Conhecida como “pulga do rato”, possui como hospedeiros os roedores (mais encontrada em ratos domésticos no Brasil). É a principal responsável pela transmissão da peste bubônica (Yersinia pestis) entre ratos e destes para o homem.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.