Quais bactérias do gênero Mycoplasma acometem as aves? Você sabe?

Nem todas as bactérias do gênero Mycoplasma são patogênicas às aves. As espécies específicas que acometem as aves são Mycoplasma gallisepticum, M. synoviae e M. meleagridis

Quais bactérias do gênero Mycoplasma acometem as aves? Você sabe?   Artigos VetProfissional

 

Nem todas as bactérias do gênero Mycoplasma são patogênicas, afirma o Médico Veterinário e Zootecnista Marcelo Dias. As espécies específicas que acometem as aves são:


•• Mycoplasma gallisepticum (MG)

Causa doença respiratória crônica (DCR) em galinhas e perus. Sintomas: dificuldade respiratória, secreção nasal, edema na face, queda de produção. Complicação: favorece a contaminação secundária ocasionando pneumonia fibrinosa, pericardite, perihepatite e depósito caseoso nos sacos aéreos.

•• M. synoviae (MS)

Sintomas articulares e respiratórios – pode estar associada ou não a outros patógenos, a exemplo do E. coli e M. gallisepticum, agravando, assim, o quadro do paciente.

•• M. meleagridis (MM):

Aerosaculite em perus. Quando MM se associa ao M. iowae (MI), causa morte embrionária em perus.

Os relatos de maior ocorrência no país são da ocorrência da bactéria Mycoplasma gallisepticum (MG) e, em segundo lugar, Mycoplasma synoviae (MS). A micoplasmose é denominada uma doença imunossupressora. Há estudos que relatam a ocorrência da associação de MG com MS ou de MG associada à E. coli.

Aprenda mais sobre Doenças Bacterianas Respiratórias em Aves na Aula 13 - Doenças Bacterianas Respiratórias: Micoplasmose, Pasteurelose e Coriza, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações