Quais são as normas que devem ser seguidas para se realizar uma boa sutura?

A sutura é o acabamento do procedimento cirúrgico e, quando malfeita, pode anular todo o trabalho realizado e, ainda, prejudicar o paciente

Quais são as normas que devem ser seguidas para se realizar uma boa sutura?

A realização da sutura, principalmente a cirúrgica, envolve lógica e habilidade. É importante que o Médico Veterinário tenha cuidado ao realizar a sutura, afinal, muitos proprietários avaliarão o trabalho do cirurgião de acordo com o resultado da sutura em seus animais.

As suturas são classificadas de acordo com a forma que são realizadas e de acordo com a necessidade do paciente. “O Médico Veterinário deverá entender e fazer a escolha adequada da sutura adequada para cada procedimento”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em oftalmologia veterinária.

Para se realizar uma boa sutura, o Médico Veterinário deverá proceder de acordo com algumas normas, são elas:

- Promoção da assepsia;

- Hemostasia, ou seja, não permitir hemorragias, coágulos ou sangramentos traumáticos;

- Abolição do espaço morto;

- Bordas da ferida para que elas não tenham anfractuosidades e que estejam vascularizadas, ou seja, ao realizar a incisão, o corte deverá ser feito de forma linear, sem irregularidades;

- Atentar-se aos fios, às suturas e à técnica utilizada;

- Justaposição anatômica correta do paciente;

- Tração moderada sobre o fio.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações