Quais são os cuidados necessários para anestesiar um bovino a campo?

Os ruminantes são bons pacientes para receber anestesia geral, porém, é uma espécie com elevado risco de complicações devido a possibilidade de salivação, regurgitação e aspiração do conteúdo

Quais são os cuidados necessários para anestesiar um bovino a campo

A anestesia a campo em bovinos depende do temperamento do animal. Em animais mais dóceis, na maioria das vezes, pode ser feita uma simples sedação associada a anestesia local. Contudo, em animais mais reativos, dependendo do tipo de cirurgia, será necessário utilizar anestesia geral.

Antes de procedimentos anestésicos ou de sedação, a avaliação física é necessária. “Nessa etapa, realiza-se a ausculta e a frequência cardíaca, ausculta pulmonar, mensuração da frequência respiratória e dos movimentos peristálticos”, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária.

Após a avaliação física, o próximo passo é cateterizar a veia do paciente ou fazer a medicação pré-anestésica (MPA). A decisão sobre qual procedimento realizar primeiro dependerá de fatores como o temperamento do animal.

Se se tratar de um animal mais dócil, não é necessário fazer a pré-medicação para realizar o acesso venoso. Por outro lado, é mais interessante realizar a cateterização da veia antes da medicação para o caso de surgir alguma complicação durante a aplicação da MPA. Desse modo, já haverá uma via para administrar outro medicamento que se fizer necessário.

As veias mais utilizadas para realizar a cateterização em bovinos são as veias da orelha, a jugular ou as veias coccígeas.

Após a fixação do cateter e sua acoplação ao soro, o próximo passo é realizar a MPA. Inicialmente é preciso remover o pelo da região onde se encontram as veias. Depois, faz-se breve assepsia com algodão e álcool e, garroteando a veia com a própria mão, introduz-se o cateter.

Após a pré-medicação, o animal deve ser levado para o local onde será realizado o procedimento. O próximo passo é ligar o soro ao paciente e administrar o anestésico, o qual fará o animal se deitar. Nesse momento, deve-se ter o cuidado de conter o animal para auxiliá-lo no momento da queda.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anestesiologia Veterinária do VET Profissional, com o Prof. M. Luís Eugênio Franklin Augusto, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.