Quais são os principais tipos de medicamentos que atuam no sistema cardiovascular de animais domésticos?

São inúmeros os medicamentos para tratamento de cardiopatias, de modo que as drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular enquadram-se em anticoagulantes, hipertensivos, vasodilatadores e antiarrítmicos

Quais são os principais tipos de medicamento que atuam no sistema cardiovascular de animais domésticos?

As cardiopatias são anormalidades congênitas ou adquiridas, decorrentes de defeitos estruturais, infecciosos, degenerativos, inflamatórios e genéticos. Assim, as drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular enquadram-se em quatro grandes grupos: anticoagulantes, anti-hipertensivos, vasodilatadores e antiarrítmicos. Veja a seguir as características de alguns destes grupos, conforme explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

Anticoagulantes: São drogas utilizadas para evitar a coagulação sanguínea intravascular e prevenir de forma adequada a formação de trombos sanguíneos (pequenos coágulos formados intravascularmente).
Os anticoagulantes podem ser administrados por via oral ou subcutânea.

Os principais efeitos adversos que podem ocorrer mediante a utilização de anticoagulantes são hemorragias, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) por hemorragia espontânea e anemias.

Anti-hipertensivos: O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear o sangue com mais força, ocorrendo a dilatação do coração e danificando as artérias.

Os simpatolíticos agem como vasodilatadores e depressores da função cardíaca, diminuindo o inotropismo negativo e o cronotropismo. Constituem a primeira opção de terapia anti-hipertensiva para gatos.

Os inibidores da ECA (Enzima Conversora de Angiotensina) produzem vasodilatação periférica, diminuindo a pressão arterial. Os fármacos desta classe mais utilizados em Medicina Veterinária são o enalapril, captopril e o benazepril. Possui como efeitos adversos hipotensão, fadiga e problemas renais.

Vasodilatadores: Atuam promovendo o relaxamento muscular com consequente vasodilatação e redução da resistência vascular. Os vasodilatadores são utilizados em associação com diuréticos e, ou beta-bloqueadores, como a hidralazina, o minoxidil e o nitroprussiato.

Antiarrítmico: atuam sobre a causa que produziu a arritmia, modificando, fisiopatologicamente, as propriedades elétricas do coração.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.