Qual a importância da classificação e tipificação de carcaças?

Conhecer os detalhes das carcaças possibilita avaliar a qualidade do produto final dentro de um sistema de produção

Qual a importância da classificação e tipificação de carcaças?

A existência de sistemas de classificação e tipificação possibilita o agrupamento de carcaças bovinas de acordo com suas características quali-quantitativas, com o objetivo de organizar e facilitar o sistema de comercialização e inserindo valores ao produto final.

“Conhecer os detalhes das carcaças possibilita avaliar a qualidade do produto final dentro de um sistema de produção, uma vez que, uma carcaça de qualidade está indiretamente relacionada com os aspectos de qualidade da carne bovina e diretamente com os aspectos quantitativos da carcaça”, explica Pedro Veiga, professor do Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas.

Cada país possui seus sistemas próprios de tipificação, sendo que alguns países possuem até dois sistemas, um no sentido de atender as preferências do mercado consumidor e outro mais simples, porém não menos importante, a fim de organizar a cadeia produtiva.

A sazonalidade produtiva e as peculiaridades regionais tornam complexa a natureza do processo de comercialização de bovinos, tornando instável o abastecimento das indústrias frigoríficas, necessitando de alternativas para se ter constância na produção de carcaças de qualidade.

A utilização de sistemas de tipificação que atendam a heterogeneidade do sistema pecuário brasileiro, embasado em uma produção orientada, é de grande valor, para que o pecuarista possa ter conhecimento do nicho específico de mercado que está sendo atendido por seu produto e do valor que pode ser agregado a este. Isso permite incentivar a produção de lotes de animais mais homogêneos e de boas carcaças, independente do sistema de terminação adotado e direcioná-los aos nichos de mercado, interno ou externo.

A definição de carcaça de melhor qualidade, por um conjunto de critérios técnicos em que se verifique maior aceitação no mercado, pode resultar em maiores preços pagos pelo produto no mercado. A classificação e a tipificação de carcaças bovinas contextualizam-se como ferramentas importantes e necessárias à conquista de novos mercados, ou mesmo novas possibilidades de a carne brasileira tornar-se mais competitiva internacionalmente, devido à diversidade de produtos que podem ser disponibilizados aos consumidores.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas do VET Profissional, com o Prof. Pedro Veiga, zootecnista, mestre e doutor na área de características de carcaça e qualidade da carne. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.