Quando e como fazer a necropsia em animais?

O tratamento de cadáveres por meio da necropsia possibilita a confirmação de diagnóstico ou correção de erros de diagnósticos, bem como compreender os processos patológicos

Quando e como fazer a necropsia em animais?

No que se refere a animais, tanto de produção quanto de estimação, muitas são as causas que podem ceifar a vida desses seres. “A necropsia é, muitas vezes, a única forma de definir a causa mortis, o que, em relação aos animais de trabalho e produção, é importante para trabalhar a prevenção com os outros animais”, explica o Dr. João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal.

Na necropsia é feita uma análise detalhada do cadáver, tanto da parte externa quanto da parte interna, e envolve exame dos órgãos, da carcaça e de todas as estruturas que compõem o organismo do animal em busca de sinais que possam levar à causa da morte. Nessa investigação também são coletados materiais para análise laboratorial.

A necropsia deve ser realizada em casos de:

- Mortes ocasionadas em rebanhos de animais.

- Mortes por causas desconhecidas.

- Necessidade de laudos periciais (Medicina Veterinária Forense).

- Suspeita de envenenamentos.

Em exames tanatológicos, analisar o ambiente em que o cadáver se encontra pode ser muito importante.

A necropsia nunca deve ser feita pela metade. Ela deve ter início e fim, realizada de uma só vez e de forma detalhada, organizada e padronizada.

A necropsia, além de cortes, demanda avaliação dos órgãos e interpretação das alterações orgânicas do organismo do cadáver. Portanto, é fundamental conhecer as causas mais prováveis de cada alteração e saber conduzir uma investigação que culmine no diagnóstico. Todavia, quando não for possível chegar ao diagnóstico apenas pela necropsia, deve-se lançar mão dos exames complementares.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Patológica - Técnicas de Necropsia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações