Quando optar pela compostagem nas propriedades rurais?

A compostagem é um processo controlado por decomposição microbiana utilizado para purificar os dejetos produzidos nas propriedades rurais. É indicada para materiais de menor umidade

Quando optar pela compostagem de dejetos nas propriedades rurais?   Artigos VetProfissional

A compostagem é um processo controlado por decomposição microbiana, utilizado, assim como a fossa séptica, para purificar os dejetos produzidos nas propriedades rurais, no entanto, é a opção mais indicada para materiais de menor umidade, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, do VET Profissional.

O processo de compostagem ocorre da seguinte forma:


- Inicialmente, formam-se leiras com o produto que passará pela compostagem. Esse material deverá fica sob temperatura de 25 0C.
- Ocorre o aumento do pH, e surgem bactérias mesofílicas, que começam a decompor os carboidratos.
- A temperatura aumenta para aproximadamente 70 oC, matando os microrganismos patogênicos. Aos poucos, o material vai sendo decomposto por falta de substratos;
- As reações vão sessando, a temperatura fica próxima a ambiental, e o volume do material diminui. A temperatura se iguala à temperatura ambiental, e o pH torna-se aproximadamente neutro. Após essa estabilização, o material está pronto para ser utilizado.

Tipos de compostagem


A compostagem clássica é aquela em que se acrescenta apenas a matéria prima à já existente. Os outros tipos são:

- Método EM: consiste em preparar um arroz (cozinhar), úmido, colocar em uma garrafa pet e levar para uma mata. Aguarda-se o crescimento de um fungo, em seguida, passa-se esse fundo para outra garrafa pet com tampa, acrescenta-se caldo de cana. Nessa garrafa, o fungo se desenvolverá e vai fermentar. Esse líquido é utilizado para umedecimento da leira, misturado com água.

- Método Bokashi: ao líquido apresentado na técnica EM, acrescenta-se outro produto, como torta de mamona, farinha de ossos, entre outros, e incorporado à matéria orgânica.

Compostagem passo a passo


O processo de compostagem passa por várias etapas, entre elas:

1- Triagem: só devem ser usados na compostagem materiais que possam ser trabalhados pelos microrganismos;
2- Trituração do material para facilitar a ação dos microrganismos;
3- Disposição dos resíduos triturados em leiras;
4- As leiras devem ser reviradas periodicamente;
5- Peneiramento do material.

O método da compostagem é viável, pois evita a proliferação de doenças e moscas, ao mesmo tempo em que possibilita a reciclagem do material.

Aprenda mais sobre compostagem de dejetos nas propriedades rurais na disciplina - Fossa séptica, compostagem e esterquia - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações