Quando realizar a eutanásia em granjas avícolas e como fazê-la?

A técnica mais utilizada para a eutanásia é o deslocamento cervical, pois é o que provoca menos sofrimento quando realizada de modo correto e rápido

Quando realizar a eutanásia em granjas avícolas e como fazê-la?   Artigos VetProfissional

O veterinário de aves domésticas será solicitado à granja sempre que o granjeiro ou proprietário perceber algum problema com os animais e, para inibir a possibilidade de erros no diagnóstico, o primeiro passo é a contenção da ave doente para que ela não se movimente. Esse procedimento consiste em, de forma delicada, cruzar suas asas.  

Após o médico veterinário proceder à correta realização da anamnese, é preciso iniciar a necropsia para observar as alterações internas das aves. Para tal, ele deverá escolher tanto animais que estejam aparentemente saudáveis quanto animais que já apresentem o quadro suspeito, tendo o cuidado de evitar, ao máximo, espécimes mortos, pois suas características de autólise poderão se confundir com os processos patológicos.

“Infelizmente, o sacrifício de alguns animais sadios é inevitável”, afirma Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

A técnica mais utilizada para a eutanásia é o deslocamento cervical, pois é o que provoca menos sofrimento quando realizada de modo correto e rápido. Basta segurar a ave pelos pés com uma das mãos, com a outra, segurar na região do início do pescoço e realizar o deslocamento.

Em casos de suspeita de zoonoses graves, como influenza aviária, além de luvas, é preciso que o veterinário esteja usando máscaras e, se possível, ainda outros equipamentos de segurança”, volta a assegurar o médico veterinário.

Com a ave devidamente eutanasiada, o primeiro passo então é fazer uma incisão na região tóraco abdominal, entre o esterno. Desse modo, colocamos a ave em decúbito dorsal, umedecemos levemente a plumagem e retiramos, manualmente, o excesso de penas da região para que a incisão seja realizada com a tesoura ou com o bisturi.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações