Quanto maior o peso ao nascer, maior será o ganho diário do leitão!

Quanto maior o peso ao nascer, maior será o ganho diário do leitão na fase de aleitamento. A mortalidade também é reduzida em recém-nascidos de peso elevado

Quanto maior o peso ao nascer, maior será o ganho diário do leitão!   Artigos CPT

Se você cria leitões e se pergunta todos os dias qual o peso ideal de um leitão ao nascimento e que quantidade de leite esse leitão deve mamar por dia para que cresça saudável, saiba que a resposta para sanar a sua dúvida é bem simples: “Quanto maior o peso ao nascer, maior será o ganho diário do leitão!”, explica Paulo César Brustolini, Mestre e Doutor em Zootecnia.

Quanto maior o peso ao nascer, maior será o ganho diário do leitão na fase de aleitamento. A mortalidade também é reduzida em recém-nascidos de peso elevado. Por isso, o ideal seria que todos os leitões tivessem, ao nascer, pelo menos de 1,3 a 1,6 kg.

Atente-se a essas dicas:


I- Mamadas diárias
O leitão mama de dez a 22 vezes por dia, e essa frequência diminui à medida que o leitão cresce, devido ao aumento da capacidade de seu estômago. Cada mamada dura de 20 a 30 segundos, durante os quais ocorre a ingestão de 20 a 60 g de leite.

II- Pesagem e identificação dos leitões


Após a pesagem deve-se marcar ou identificar os leitões, medida obrigatória apenas para criadores que irão se dedicar à venda de reprodutores puros e registrados. Ao utilizar essa prática, o criador facilita o controle zootécnico do rebanho.

III- Temperatura


Fornecer aquecimento adicional ao recém-nascido é outra providência fundamental. Do nascimento até mais ou menos duas horas de vida, há um decréscimo da temperatura do corpo do animal. O frio muito intenso pode causar hipoglicemia (baixo teor de glicose no sangue), levando o animal à morte. Portanto, um sistema de aquecimento adicional deve ser fornecido ao leitão, desde o nascimento até o final da lactação (desmame). Esse cuidado diminui a mortalidade de leitões, quer seja por esmagamento, quer seja por resfriamento, e, ainda, irá beneficiar o desempenho do leitão, fazendo com que no desmame tenhamos leitões mais pesados e resistentes.

Veja na tabela abaixo as temperaturas de conforto para suínos em diferentes faixas etárias e preste atenção especial às exigências térmicas ideais para os leitões


Temperaturas de conforto para suínos em diferentes faixas etárias   Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Criação de Suínos – Manejo de Reprodutores e Matrizes do VET Profissional, com o Prof. Paulo César Brustolini, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações