Quer saber se sua granja avícola vai bem? Observe atentamente o seu interior!

Quer saber se sua granja avícola vai bem? Observe atentamente o seu interior e a primeira coisa que devemos observar no interior do galpão é a qualidade da cama avícola

Quer saber se sua granja avícola vai bem? Observe atentamente o seu interior!   Artigos VetProfissional

Quer saber se sua granja avícola vai bem? Observe atentamente o seu interior e a primeira coisa que devemos observar no interior do galpão é a qualidade da cama avícola. “Em situações normais, a cama, diferente do aspecto inicial em que a serragem estava limpa, apresenta-se suja, misturada às penas e excrementos dos animais”, afirma Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

Mas a sujidade não é problema. O importante é que a cama esteja cumprindo suas funções e tenha uma aparência fofa e seca. É comum utilizar um rastelo para revolver a cama com certa frequência. Quando a cama apresenta áreas de umidade, é preciso que essas áreas sejam removidas do local. Em casos em que a cama fica excessivamente úmida, é necessário trocá-la por inteiro.

A troca da cama na avicultura deve ser feita por meio do sistema all in – all out, ou seja, todos dentro – todos fora, em que um lote de galinhas da mesma idade ficará, durante o período reprodutivo, sobre a mesma cama. Quanto menos frequente for o manejo da cama, melhor para a produção. Dessa forma, é necessário que um lote de galinhas matrizes, em que 10% é formado por galos, adentre o galpão com 20 semanas de idade e saia com 65/70 semanas, salvo em casos de muda forçada. Nesse exemplo, a cama de galinha permanece a mesma pelo período de 1 ano. Por isso, é importante observá-la, atentando sempre para a qualidade da mesma.

Outro campo imprescindível na agricultura é a utilização de lâmpadas no interior dos galpões, que devem estar cercados por tela de malha fina, para impedir a entrada de pássaros que possam ser vetores de doenças.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações