Raiva em ovinos? Saiba como identificar essa doença de alta mortalidade para o rebanho

As doenças virais de alta mortalidade são de difícil controle e exigem medidas preventivas, tais como a imunização do rebanho de ovinos por meio da vacinação

Raiva em ovinos? Saiba como identificar essa doença de alta mortalidade para o rebanho

Para estabelecer o manejo sanitário de forma eficiente é fundamental o conhecer as doenças que ocorrem em determinada região. As doenças virais de alta mortalidade mais comuns em ovinos são raiva e língua azul.

Aqui, vamos conhecer a raiva.

Casos positivos de raiva em ovinos podem apresentar diferentes cursos clínicos”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia. Dessa forma, é importante a utilização de equipamentos de proteção individual pelo médico veterinário ao realizar o exame de animais suspeitos e vacinação dos rebanhos para controle da doença.

A raiva é uma doença com 100% de letalidade, provocada pelo vírus Lyssavirus, da Família Rabdoviridae. Seu período de incubação é variável, podendo ser semanas ou meses. Em casos de períodos de incubação mais curtos podem ser observadas lesões próximas ao SNC (pescoço e cabeça).

A epidemia dessa doença pode ser desencadeada pelo ataque de animais silvestres ao rebanho, a saber: morcegos da espécie Desmondus rotundus, cachorros-do-mato e raposas-do-campo.


Os sinais clínicos observados são:

• Apatia ou excitação, anorexia, nistagmo e espasmo muscular.
• Os carneiros podem exibir excitação sexual.
• Os animais podem apresentar comportamento agressivo atacando objetos e pessoas.
• Paralisia de posterior (flexão articular).
• Ataxia e paralisia de pênis e cauda.
• A paralisia de faringe que resulta em sialorreia.
• A doença evolui para decúbito, convulsões e morte no período entre 7 a 10 dias.


Infelizmente não há tratamentos para a raiva. Mas é possível se realizar profilaxia e controle em seu rebanho:

• Controle de morcegos hematófagos.
• Manejo cuidadoso de modo a evitar a possível invasão e o contato com predarores silvestres durante a pastagem do rebanho.
• Vacinação anual em ovinos partir de 4 meses de idade.
• A vacina é recomendada apenas em regiões em que haja casos confirmados.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.