Regulação da síntese hormonal: entenda mais esse processo

O sistema endócrino é responsável pela produção dos hormônios. Estes regulam os tecidos e as diferentes células do organismo

Regulação da síntese hormonal: entenda mais esse processo

Os hormônios são substâncias químicas específicas sintetizadas pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados.

Nos animais, os hormônios são fundamentais durante todo o processo de desenvolvimento”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

Todo hormônio, ao ser produzido, precisa obrigatoriamente ter uma regulação em relação à quantidade necessária para que as células-alvo exerçam adequadamente a atuação hormonal.

Após esse período ocorre a retroalimentação negativa que inibe a síntese de determinados hormônios e as células cessam de exercer a função hormonal. Dentro do organismo, principalmente através do sistema nervoso autônomo é feita uma regulação para aumentar ou diminuir a síntese de determinados hormônios.

A regulação da síntese hormonal apresenta as seguintes características:

- É realizada por meio de feedback para o hipotálamo, esse processo também é chamado de retroalimentação.

- Ocorre por meio da atuação de fatores liberadores e inibidores de hormônios.

- Exerce controle da secreção hormonal na adeno-hipófise, controle nervoso direto na neuro-hipófise e na medula suprarrenal.


O feedback ou a retroalimentação podem ser positivos ou negativos. O hipotálamo é a região do cérebro formado por neurônios na qual ocorre a junção e controle do sistema nervoso e do sistema endócrino para a produção de hormônios que serão transmitidos à adeno-hipófise e à neuro-hipófise:

- Hormônios armazenados na adeno-hipófise: hormônio Folículo Estimulante (FSH), hormônio Tireoestimulante (TSH), hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), entre outros.

- Hormônios armazenados na neuro-hipófise: ocitocina e vasopressina (ADH).

Ilustração dos principais hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas e sistema de feedback.

Ilustração dos principais hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas e sistema de feedback.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações