Reprodução de bovinos: vamos conhecer a atuação do sistema nervoso e do sistema endócrino?

A iniciação, coordenação e regulação da reprodução em fêmeas e machos bovinos ocorrem através de uma íntima interação entre o sistema nervoso central e endócrino, levando a uma perfeita fisiologia entre ambos

Reprodução de bovinos: vamos conhecer a atuação do sistema nervoso e do sistema endócrino?

Você sabia que a atuação do sistema nervoso é importante para a transformação de qualquer estímulo externo e sinais nervosos em mudanças em todo o organismo do animal?

Pois bem, segundo Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal, a conversão do estímulo externo em sinais nervosos ocorre através de:

Reflexo neural: processo de inervação direta dos neurônios sobre a célula-alvo, possibilitando a ocorrência de ejaculação e regulação da temperatura escrotal.

Reflexo neuroendócrino: liberação de neuro-hormônios (produzidos na região do sistema nervoso) na circulação, encaminhando as substâncias secretadas até o tecido-alvo, levando às mudanças necessárias. Exemplo: reflexo da mamada.


No sistema endócrino os hormônios são produzidos por glândulas que possuem ação no tecido-alvo, causando mudanças no organismo e efetivando a regulação da reprodução no animal.

As alterações no metabolismo fisiológico do animal ocorrem com a simples liberação e secreção de hormônios, quando os bovinos são submetidos à ação do sistema endócrino.

Todas as alterações sobre a ação endócrina se fazem presentes, com mínima quantidade de hormônio sendo secretada, causando, porém, mudanças drásticas no organismo.

Mecanismos de ação para a produção dos hormônios no tecido-alvo:

Ação endócrina: o hormônio é distribuído no sangue, atingindo as células-alvos distantes.

Ação parácrina: o hormônio atua localmente difundindo-se da sua fonte para atingir células-alvos na vizinhança.

Ação autócrina: o hormônio atua na mesma célula que o produziu.

Um hormônio pode exercer efeitos diferentes em uma única célula ou atuar em células diferentes.

A presença dos receptores é fundamental para que ocorra a correta ligação entre o hormônio e a célula-alvo, promovendo as mudanças necessárias frente às suas atuações no organismo. Essa ligação deve ser específica e saturável.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.