Saculite em cães: como diagnosticar?

A saculite ocorre devido ao acúmulo anormal de secreções do saco anal, que pode provocar inflamação, infecção e obstrução do ducto

Saculite em cães: como diagnosticar?

A saculite, também conhecida como doença do saco anal, é um distúrbio que ocorre na área anal de pequenos animais, comum em cães, mas rara em gatos.

As causas da saculite anal ainda não são completamente esclarecidas pela medicina veterinária. A literatura sobre o assunto propõe uma lista grande de itens relacionados à causa, entre eles: inatividade, dieta, peso, aumento da secreção glandular associado à seborreia generalizada, fístulas perianais, estreitamento da abertura dos ductos por onde passa a secreção anal até chegar aos sacos anais, entre outras, explica a professora Fabíola Carolina de Almeida, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.

O histórico e exame físico do paciente são imprescindíveis, pois, a partir de sintomas comuns, pode-se obter o diagnóstico de saculite anal.

Ao chega à clínica, o paciente deve passar por identificação, anamnese e exame físico completo.

Lembre-se de que, na anamnese, os pontos-chave devem ser registrados na ficha do paciente para conhecimento do Médico Veterinário no momento do exame físico.

Aqui, vamos exemplificar que, ao fazer a anamnese, tivemos relato do proprietário de que o paciente vem friccionando no chão a região perianal e perseguindo a cauda.

Já no exame físico, tivemos a observação de irritação na região perianal, sacos anais repletos com secreção de coloração amarelada e acinzentada, com presença de grumos, indicando inflamação das glândulas anais.

Para conseguir um diagnóstico seguro, deve-se solicitar exames laboratoriais (hemograma e bioquímico).

Sempre, após a confirmação do diagnóstico, é obrigação do Médico Veterinário esclarecer o tutor sobre a condição clínica do paciente, o tratamento adequado e a necessidade de administração de fármacos.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos - Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Fabíola Carolina de Almeida, Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Univiçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!