Saculite em cães e gatos: você, futuro veterinário, recorda-se de quais são os sinais dessa lesão?

A saculite é uma infecção do saco anal de cães e gatos, causada pelo acúmulo anormal de secreções do saco anal

A saculite, também conhecida como doença do saco anal, é um distúrbio que ocorre na área anal de pequenos animais, comum em cães, mas rara em gatos.

Os sacos anais são invaginações da zona cutânea interna do ânus de cães e gatos. Estão localizados entre os músculos esfíncter anal interno e externo. “São revestidos por glândulas que produzem secreção e estão situados na parte caudal dos animais, em posição equivalente ao relógio de ponteiro marcando 4 horas e 8 horas”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em oftalmologia veterinária.

As causas da saculite anal ainda não são completamente esclarecidas pela medicina veterinária. A literatura sobre o assunto propõe uma lista grande de itens relacionados à causa, entre eles: inatividade, dieta, peso, aumento da secreção glandular associado à seborreia generalizada, fístulas perianais, estreitamento da abertura dos ductos por onde passa a secreção anal até chegar aos sacos anais, entre outras.

O histórico e exame físico do paciente são imprescindíveis, pois, a partir de sintomas comuns, pode-se obter o diagnóstico de saculite anal.

Dentre os sinais mais comuns, estão:

Escorregamento: o animal se senta e escorrega a região caudal no solo devido à sensação de desconforto ou dor.
Desconforto ao sentar: o dono percebe que o animal, ao sentar, sente dor e fica desconfortável.
Defecação dolorosa: às vezes, a região anal está inflamada ou edemaciada e, na hora de defecar, o animal demora mais tempo e até chora devido à dor ao expelir as fezes.
Lambeduras e mordidas na área anal: o animal fica inquieto, constantemente lambendo a região anal e a base da cauda que fica sempre molhada. Essa ação é também um sinal de dor.

Em cães e gatos normais, a secreção das glândulas nos sacos anais apresenta coloração transparente ou castanho-pálida, com odor característico que os veterinários devem reconhecer.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!