Sarna otodécica: o que é e como diagnosticar?

A sarna otodécica é uma afecção parasitária causada pela infestação do ácaro Otodectes cynotis que acomete cães e gatos domésticos

Sarna otodécica: o que é e como diagnosticar?

O agente é definido como “ácaro não escavador”. Essa denominação ocorre em razão de todo o seu ciclo e atividades que ocorrerem na superfície da epiderme do conduto auditivo dos animais infectados.

O ácaro se alimenta de fluidos teciduais e resíduos epidérmicos através de lesões que infringe na epiderme do conduto auditivo do hospedeiro”, explica Fabíola Carolina de Almeida, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Pós-graduada em clínica e cirurgia de Pequenos Animais.

Na busca intensa por alimento, o agente causa irritação e forte prurido. Estas são as principais queixas dos tutores em relação ao comportamento dos animais e também os sinais clínicos mais evidentes da sarna otodécica.

A existência de exsudato ceruminoso de cor marrom-avermelhada e odor de tabaco evidenciam a presença do ácaro no ouvido externo do animal.

Exames indicados para detectar o ácaro Otodectes cynotis

O exame laboratorial de escolha para suspeita de sarna otodécica é o exame de citologia auditiva, swab auditivo, juntamente com o parasitológico para investigação da presença de ácaros.

Ao encaminhar a amostra de citologia auditiva ao laboratório, é importante solicitar, além da citologia auditiva, o exame parasitológico para investigação da presença de ácaros na amostra.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos - Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Fabíola Carolina de Almeida, Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Univiçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações