Saúde dos equinos: quais são as afecções mais comuns que podem acometer os olhos desses animais?

Não é difícil identificar que algo está errado com os olhos dos equinos, pois eles ficam desinquietos e demonstram o incômodo. Por isso, deve-se procurar um médico veterinário para identificar o problema

Saúde dos equinos: quais são as afecções mais comuns que podem acometer os olhos desses animais?

Devido ao ambiente que vivem, os equinos estão frequentemente sujeitos a afecções oculares, uma vez que ficam expostos a fungos e bactérias. Outro fator que favorece afecções e traumas é o posicionamento dos olhos dos equinos, que são proeminentes.

Maria Gazzinelli Neves, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, apresenta as principais afecções oculares observadas nos equinos:

Entrópio – Deslocamento da pálpebra, principalmente a inferior, para o lado interno do bulbo ocular, provocando irritação local. Mais comum em potros e neonatos.

Ectrópio – Deslocamento da pálpebra, principalmente a inferior, para o lado externo, se afastando do bulbo ocular.

Carcinoma de células escamosas – É de caráter hereditário. Mais comum em animais que possuem mais despigmentação corporal e animais mais velhos.

Ceratites – Os casos mais comuns são as úlceras de córnea. Causa, inicialmente, opacidade de córnea que, se não tratada, causa acometimento total da visão.

Obstrução do canal nasolacrimal – entupimento do ducto nasolacrimal devido ao excesso de sujeira, poeira, pó da cama, etc. no ambiente.

Glaucoma – É provocado pela alteração da pressão intraocular. De caráter hereditário.

Catarata – Opacidade da córnea e perda parcial da visão. De caráter hereditário, acomete animais mais velhos.

Úlcera de córnea – é uma afecção comum nos equinos a qual, se não tratada, pode causar até a perda total da visão. Pode ser causada por trauma, corpo estranho, entrópio, ectrópio e anormalidade no aparelho lacrimal, infecções virais e micóticas, deficiências nutricionais, queimaduras químicas e imunopatias.

Uveíte recorrente equina – é uma síndrome imunomediada caracterizada por episódios repetidos de inflamação intraocular separados por períodos de quiescência clínica de duração variável.

O tratamento e prognóstico das lesões oculares dependem diretamente da etiologia, que pode ser traumas, infecções e causas congênitas, e da estrutura afetada. Por isso, sempre deve-se consultar um médico veterinário, fornecendo a ele todas as informações necessárias.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Equinos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.