Saúde pública e a medicina veterinária: qual a ligação?

A saúde pública é o campo do saber e de práticas que considera a saúde um fenômeno social e, por isso, de interesse público.

Saúde pública e a medicina veterinária: qual a ligação?

A saúde pública é o campo do saber e de práticas que considera a saúde um fenômeno social e, por isso, de interesse público. É também tecnológica e busca intervir visando evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde.

As políticas públicas são, então, aquelas realizadas pelo governo para atender as demandas da sociedade”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

A saúde pública está totalmente ligada às políticas públicas e suas estruturas dentro do País.

Para compreender a relação entre a saúde pública e a medicina veterinária, alguns conceitos devem ser entendidos. Veja a seguir.

- Epidemiologia: estado de saúde de uma coletividade.

- Serviços de saúde: acessos a serviços que estão disponíveis para a coletividade, seja na formulação, na implementação ou na aplicação de política e práticas em saúde para determinado povo.

- Saber sobre saúde: práticas tradicionais da comunidade referentes a conhecimentos sanitários e, também, na promoção em saúde pela educação e treinamento, inclusive, de profissionais de saúde.


Dentro das ações para a promoção da saúde pública, destacam-se aquelas voltadas também para a saúde animal, uma vez que inúmeras enfermidades são transmissíveis das criações para os seres humanos.

O Médico Veterinário incorpora-se perfeitamente às equipes de saúde coletiva ou pública devido a sua formação e atuação. O seu papel é reconhecido pela OMS (organização Mundial da Saúde) e pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Os ramos de atuação do Médico veterinário são:

- Prevenção e controle de zoonoses (clínica e saúde animal).

- Qualidade de alimentos de origem animal (inspeção e produção).

- Conhecimentos biomédicos (exames e testes, conhecimentos em fármacos e imunobiológicos).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saúde Pública e Animal do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações