Sêmen de garanhões: como fazer a coleta de forma adequada?

Para se alcançar eficiência na reprodução equina, o sêmen utilizado no processo deve ser coletado com materiais apropriados que facilitam e garantem a eficiência do trabalho do médico veterinário

Sêmen de garanhões: como fazer a coleta de forma adequada?

A inseminação artificial é uma técnica que permite maior eficiência na reprodução equina. “No entanto, para alcançar essa eficiência, é preciso coletar e avaliar o sêmen que será utilizado no processo, observando os critérios: número de espermatozoides, porcentagem de concentração, padrões de motilidade e vigor”, explica Maria Gazzinelli, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal.

Um dos materiais essenciais para a coleta do sêmen é a vagina artificial. Esta é revestida internamente por uma mucosa de látex e deve ser preenchida com água aquecida à temperatura entre 42°C e 45°C. Acoplado a essa vagina temos um copo coletor.

Montada a vagina artificial, podemos seguir para a coleta do sêmen.

No momento da coleta de sêmen de um garanhão, é fundamental que o médico veterinário esteja atento aos seguintes pontos:

- Adequada contenção da manequim.

- Controle adequado do garanhão.

- Temperatura e pressão da vagina artificial.


Esses três pontos visam à segurança do médico veterinário e dos animais durante o procedimento de coleta do sêmen.

Durante a coleta, o garanhão deve introduzir o pênis na vagina artificial realizando os movimentos de estocada.

No momento da ejaculação, é possível observar em relação ao garanhão, algumas reações, como: movimentos de pedalada, contrações da cauda e contrações na uretra.

Finalizada a ejaculação, a vagina artificial deve ser removida com cautela, de forma que o ângulo do equipamento permita que todo o material coletado escoe para o interior do copo coletor.

Em seguida, o médico veterinário deve se afastar e fazer a remoção da água utilizada para aquecer a vagina artificial, abrindo a torneira do equipamento.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução Equina do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos; Prof. Dr. Márcio Menezes, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em foliculogênese e endocrinologia do estral, análises hormonais, criopreservação de sêmen, inseminação artificial e transferência de embriões equinos; Prof.ª Dr.ª Bruna de Freitas, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ginecologia e andrologia animal e biotécnicas aplicadas à reprodução animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações