Sistema free stall: conforto animal e melhor qualidade do leite

O sistema free stall ganhou muito espaço entre os criadores de gado. Trata-se de uma alternativa aos sistemas de produção de leite em confinamento, no qual as vacas ficam retidas em baias de poucos metros quadrados.

Sistema free stall: conforto animal e melhor qualidade do leite   Artigos VetProfissional

O conforto animal é fundamental para a qualidade final do leite. Por esse motivo, o produtor deve se preocupar com o bem-estar do gado e propiciar condições para que isso aconteça.

O sistema free stall ganhou muito espaço entre os criadores de gado. Trata-se de uma alternativa aos sistemas de produção de leite em confinamento, no qual as vacas ficam retidas em baias de poucos metros quadrados. Porém, é preciso que o ambiente da criação proporcione o maior conforto possível para os animais e, para isso, é preciso saber investir e planejar as instalações de maneira correta.

Baias individuais


As baias individuais, ou camas, devem ser o primeiro ponto de conforto a ser observado no sistema free stall. O conforto desse local começa a ser observado na hora da construção, quando se decide o tipo de material que irá compô-la.

Materiais orgânicos proporcionam conforto aos animais, porém, não são recomendados pelo fato de que são favoráveis à proliferação de bactérias, o que prejudica a saúde da vaca e pode causar mastite.

Uma solução é o uso de pneus usados e areia. Pesquisas já demonstraram que os animais passam o dobro de tempo deitados nesse tipo de cama do que em camas de concreto.

Em relação ao tamanho, o recomendado para um animal de cerca de 725 kg, é uma baia de 2,29 m de comprimento por 1,22 m de largura.

Diversos problemas que atrapalham o bem-estar das vacas podem estar relacionados com o tamanho das baias ou manutenção inadequada, como:


- Tamanho inferior ao recomendado: os animais batem nas barras de contenção laterais quando vão se deitar.
- Corpo para fora: quando metade do corpo da vaca fica para fora ao se deitar significa que a cama está com tamanho inadequado.
- Animais e baia sujos.
- Os animais não podem ficar deitados nas áreas de circulação. Se isso está acontecendo é sinal de que as camas estão com problemas.
- Dificuldades para se levantar ou recusam-se a deitar na baia.

Aprenda mais sobre o conforto animal e o sistema free stall no Curso Online Conforto Animal para Maior Produção de Leite, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações