Sistema genital de machos bovinos: vamos conhecer essa estrutura?

Vamos conhecer aqui, quais são as estruturas que compõem o sistema genital dos machos bovinos e suas características principais

Sistema genital de machos bovinos: vamos conhecer essa estrutura?

O sistema genital de machos bovinos é composto, principalmente, pelo escroto, cordão espermático, testículos, epidídimo, uretra peniana, glândulas sexuais acessórias e pênis”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal.


Escroto ou bolsa escrotal: localizada na região púbica, possui forma pendular, Representando uma evaginação em forma de bolsa da parede abdominal no qual estão contidos os testículos, sendo responsável pelo ajuste da regulação térmica.


Cordão espermático: é uma estrutura que se estende do anel inguinal até sua ligação ao polo dorsal do testículo, suspendendo o testículo no escroto. É composto pelo ducto deferente, pelo músculo cremáster, pelos vasos sanguíneos (artéria testicular e plexo pampiniforme), pelos vasos linfáticos e pelos nervos.


Testículos: são as gônadas masculinas responsáveis pelos caracteres
sexuais do macho. Na puberdade caracteriza-se pelo início da produção de espermatozoide e aumento da secreção de testosterona. São responsáveis pela produção de espermatozoides (função exócrina), hormônios (função endócrina), proteínas e fluidos.


Epidídimo: é um órgão em que os espermatozoides são armazenados e
completam seu desenvolvimento, sendo removidos por contratilidade. Possui formato de “C” aplicado à borda epididimal, sendo dividido em cabeça, corpo e cauda. O interior é composto pelos ductos eferentes (enovelados).


Ducto deferente: é a continuação do ducto eferente em direção à cavidade pélvica, presente na saída da cauda do epidídimo. Direciona a cauda do epidídimo até a região das glândulas sexuais acessórias.
A ampola do ducto deferente mede em torno de 8 cm a 10 cm nos bovinos. Isso possibilita um acesso transretal na avaliação da genitália interna do touro.


Uretra: é um órgão tubular, comum aos sistemas genital e urinário, que se estende desde o colo da bexiga até a extremidade livre do pênis. Recebe os ductos das glândulas sexuais e os ductos deferentes, dividindo-se em parte pélvica e esponjosa.


Glândulas genitais acessórias: as glândulas genitais acessórias compõem basicamente a parte final do sistema genital masculino. São responsáveis pela formação de uma grande quantidade do plasma seminal, onde os espermatozoides estarão imersos.


Pênis: é o órgão copulatório, composto por base, corpo e glande. Possui uma flexura sigmoide que o torna o fibrelástico. O músculo retrator promove a ação de manutenção da estrutura peniana dentro da cavidade abdominal. No momento da ereção, no corpo cavernoso e esponjoso, ocorre um fluxo sanguíneo intenso fazendo com que a estrutura peniana aumente de volume, facilitando o processo de ereção e penetração do pênis dentro da vagina da vaca, possibilitando assim a prática da monta natural e a ejaculação.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.