Sistema sensorial de animais domésticos: como ocorre o processamento da informação sensorial?

O sistema sensorial nada mais é do que um conjunto de órgãos que possuem células especiais chamadas receptores, por meio das quais o indivíduo recebe estímulos e informações do ambiente e do seu próprio corpo

Sistema sensorial de animais domésticos: como ocorre o processamento da informação sensorial?

O sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. “O correto processamento da informação sensorial pelos órgãos dos sentidos ocorre por meio da interação entre ambos os sistemas. Essa interação é fundamental para a sobrevivência dos animais no meio em que vivem”, explica Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

Sistemas sensoriais nos animais

Os órgãos dos sentidos são fundamentais para propiciar a interação dos animais com o ambiente em que vivem. Os sistemas sensoriais são responsáveis por fornecer respostas conscientes e não conscientes aos estímulos que o organismo recebe. São eles:

Sistemas somatossensoriais: coordenam áreas cutâneas, músculos e articulações. Sensibilidade ao toque, calor ou frio, dor, superfícies, odores.

Sistemas viscerossensoriais: coordenam estruturas internas do corpo, entre elas: estômago, intestino, bexiga e demais órgãos.

Os receptores viscerossensoriais são estimulados e funcionam de forma autônoma. Estão intimamente ligados aos órgãos e sistemas e são responsáveis pelo funcionamento adequado do organismo do animal.

Processamento da informação sensorial

• Toda resposta sensorial gerada a partir de um estímulo externo chega por meio de receptores localizados primeiramente no sistema somatossensorial – terminações nervosas.

• As terminações nervosas levam o estímulo pela via aferente até a medula óssea alcançando o sistema nervoso central - cérebro.

• Em seguida o estímulo é processado pelo sistema nervoso central – cérebro – que possui regiões diferenciadas para processamento e resposta a diversos tipos de estímulos.

• A resposta ao estímulo retorna através dos nervos pela via eferente até a medula óssea para que seja processada por órgãos ou membros do animal.

A parte sensorial trabalha no organismo do animal visando manter a homeostase, ou seja, a fisiologia dentro dos parâmetros da normalidade.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.