Sistema urinário de cães e gatos: qual a sequência do exame clínico desse sistema?

O sistema urinário é responsável pela filtração do sangue e formação da urina, produção de hormônios e participa também do sistema tampão

Sistema urinário de cães e gatos: qual a sequência do exame clínico desse sistema?

Várias são as alterações clínicas que podem acometer o sistema urinário, cujos sinais clínicos vão desde alterações na conformação do animal, até alteração no pênis e lesão na mucosa da boca, sendo esta causada por síndrome urêmica.

Por isso, o exame semiológico desse sistema deve levar em consideração as informações colhidas durante a anamnese para que, junto com o resultado do exame físico, possa-se chegar ao diagnóstico”, explica Waleska Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal.

A primeira etapa do exame clínico do sistema urinário em cães e gatos é o exame físico geral após o preenchimento da ficha clínica do paciente.

A segunda etapa é a realização do exame físico geral com a anamnese em que são coletadas outras informações com o proprietário do animal.

O conjunto de informações coletadas na anamnese permite ao Médico Veterinário saber se existe uma doença renal primária ou secundária. Isto é, se o animal possui sinais clínicos decorrentes de alterações em outros sistemas que levaram a alterações no sistema urinário.

Em seguida, o médico deve iniciar o exame clínico geral observando o estado de hidratação, a coloração das mucosas, mensurar a frequência cardíaca e respiratória, entre outros.

Após a avaliação geral do animal, inicia-se o exame físico específico do sistema urinário cujas etapas são:

Inspeção direta: observar o estado geral do animal e fazer anotações sobre o escore corporal, comportamento, presença de úlceras na região perilabial e salivação, aumento de volume abdominal, distensão abdominal.
Palpação de rins e bexiga e no caso de animais machos fazer a palpação também da próstata e do pênis.

Também há necessidade de exames complementares. Na semiologia, os exames complementares recebem o nome de inspeção indireta, uma vez que essa é uma forma indireta de se avaliar presença de alterações nos sistemas dos animais.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa.
O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.