Sr. Veterinário: aprenda sobre o bloqueio do nervo maxilar de cães

O nervo maxilar emerge pelo forame maxilar e é responsável por irrigar um dos lados da face do cão. Seu bloqueio permite dessensibilizar a parte superior rostral e arcada superior

Posição de entrada da agulha para o bloqueio maxilar canino    Artigos VetProfissional


O nervo maxilar emerge pelo forame maxilar e é responsável por irrigar um dos lados da face do cão, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, Professor do VetProfissional. O bloqueio desse nervo permite dessensibilizar a parte superior rostral e arcada superior do animal (teto da cavidade nasal, palato duro, palato mole, focinho, lábio superior, dentes incisivos e caninos superiores, dentes molares e pré-molares de um dos lados da face do paciente).

"Caso o estímulo cirúrgico envolva os dois antímeros, ou seja, o lado direito e esquerdo do animal, será necessário fazer o bloqueio do nervo maxilar também pelo outro lado da face do animal", ensina o professor.

Localização do forame para bloquear o nervo maxilar canino    Artigo VetProfissional

Para fazer o bloqueio do nervo maxilar é necessário abrir a boca do animal e introduzir o dedo, visando identificar a região localizada atrás do último molar. É nesse local que devemos fazer a entrada da agulha para bloqueio do nervo maxilar, conforme a imagem a seguir:

Local de entrada da agulha para bloquear o nervo maxilar canino    Artigo VetProfissional

Dessa forma, a ponta da agulha irá alcançar a região próxima ao forame maxilar, possibilitando o bloqueio do nervo maxilar. A agulha utilizada nessa técnica é menor que a agulha empregada para bloqueio do nervo oftálmico.

Observe o local de entrada da agulha na boca do cão, paciente vivo, para fazer o bloqueio do nervo maxilar.

Posição de entrada da agulha para o bloqueio maxilar canino    Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre o assunto na Disciplina - Anestesia Local em Cães e Gatos - disponível no VetProfissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações