Sr. Veterinário: aprenda um pouco mais sobre a sanidade aviária

Os problemas respiratórios em aves levaram algumas empresas a dividir a sanidade aviária em 4 áreas devido à importância que médicos veterinários e produtores devem ter em relação a esses pontos

Sr. Veterinário: aprenda um pouco mais sobre a sanidade aviária   Artigos VetProfissional

Os problemas respiratórios em aves levaram algumas empresas a dividir a sanidade aviária em 4 áreas devido à importância que médicos veterinários e produtores devem ter em relação a esses pontos. São elas:
• • Proteção entérica.
• • Sanidade reprodutiva.
• • Sanidade respiratória.
• • Sanidade cutânea.

“Quando pensamos na moderna linhagem de frangos de corte, dentre os quais a seleção é feita de acordo com aspectos fisiológicos, observamos animais que apresentam rápido crescimento de carcaça com grande volume de deposição muscular”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

Na atual estrutura de criação da avicultura industrial, outro fator predisponente à ocorrência de doenças bacterianas respiratórias encontra-se no microambiente em que vivem as aves. Outro aspecto a ser observado pelo produtor são os quadros clínicos emergentes no plantel, ou seja, a possibilidade de doenças bacterianas se instalarem nas aves devido ao manejo e às condições de vida dos animais.

A primeira preocupação do produtor após constatar a presença de doenças respiratórias no plantar é sobre qual antibiótico utilizar para conter a bactéria. É nessa hora que o médico veterinário exerce um papel fundamental ao fazer uma análise criteriosa a partir de dois pontos importantes que irão definir a escolha do antibiótico:
- Quando se trata de aves para exportação, qual é a restrição para o uso de antibióticos nesses animais?
- O antibiótico definido irá efetivamente solucionar o problema ou irá apenas tratar o microrganismo oportunista secundário responsável pelo quadro clínico das aves?


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações