Sr. Veterinário, aprenda um pouco mais sobre os músculos extraoculares

O músculo orbicular do olho atua no ato de piscar do paciente

Sr. Veterinário, aprenda um pouco mais sobre os músculos extraoculares

O músculo orbicular do olho atua no ato de piscar do paciente. Sendo assim, se existir alguma lesão no local, não se consegue piscar, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em Oftalmologia Veterinária. Outros músculos importantes podem ser vistos na figura a seguir:


 

Músculos extraoculares    Artigos VetProfissional Figura músculos extraoculares – Músculos extraoculares da superfície temporal: (1) Oblíquo dorsal; (2) Reto superior; (3) Reto bulbar; (4) Reto lateral; (5) Nervo óptico; (6) Reto inferior; (7) Oblíquo ventral.

 

É importante conhecer sobre as movimentações dos músculos para identificar a localização de possíveis rupturas. Quando se rompe um músculo, o bulbo fica exposto (projetado) para o lado contrário ao rompimento.


Movimentações dos músculos   Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre esse assunto na área Oftalmologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações