Sr. Veterinário: atente-se à dosagem e concentração dos medicamentos

Calcular a dosagem, concentração e reconstituição são fundamentais para o médico veterinário, pois sem essas informações administrar medicamentos corretamente nos pacientes é impossível

Sr. Veterinário: atente-se à dosagem, concentração e dose dos medicamentos

Conhecimentos sobre dosagem, concentração, dose e reconstituição são fundamentais para o médico veterinário, pois se não souber calcular a dosagem de um medicamento, não se terá condições de administrá-lo aos pacientes, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária.

Veja agora os conceitos necessários para calcular a dose dos medicamentos anestésicos que devem ser administrados aos pacientes:


a) Dosagem
Dosagem é a frequência de administração e a duração do tratamento. É a quantidade de medicamento capaz de provocar uma resposta terapêutica desejada no paciente, preferencialmente, sem efeitos colaterais no organismo. Geralmente, a dosagem é fornecida em um intervalo de números (menor dose – dose máxima) e medida em mg/kg ou mcg/kg. A dosagem prevê a quantidade correta de um medicamento que, mediante o peso do paciente, é capaz de provocar uma resposta terapêutica.

b) Concentração
A concentração é calculada pela razão entre a quantidade ou a massa de uma substância, e o volume do solvente em que esse composto se encontra dissolvido. Quanto mais partículas de soluto são envolvidas pelo solvente por unidade (mL, L, g, kg), mais concentrada é a solução, e quanto menor o número de partículas de soluto solvatadas pelo solvente, menor é a concentração da solução. Geralmente, a concentração é dada em % (g/100 mL) ou mg/mL. Todo medicamento produzido pela indústria farmacêutica deve apresentar, no rótulo, o valor referente à concentração do produto.

A concentração é calculada pela fração:


Fração para o cálculo da concentração de medicamento   VetProfissional

 

Sendo:
m= massa
v= volume

Maior concentração = maior massa, menor volume.

Maior concentração = maior massa, menor volume.

Menor concentração = menor massa, maior volume.

Menor concentração = menor massa, maior volume.

c) Dose
Dose é a quantidade de algo (químico, físico ou biológico) que biologicamente poderá ter impacto em um organismo; quanto maior a quantidade, maior a dose. Geralmente, é dada em mL e dependerá da concentração do medicamento e do peso do animal.

d) Reconstituição
A reconstituição consiste em retornar um medicamento em forma de pó (liofilizado) para sua forma original líquida. Para isso, são adicionados diluentes como água estéril, cloreto de sódio 0,9% e glicose 5% ao recipiente com o pó medicamentoso, seguindo as instruções do fabricante até que se obtenha o medicamento recomendado para uso.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anestesiologia Veterinária do VET Profissional, com o Prof. M. Luís Eugênio Franklin Augusto, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações