Sr. Veterinário: como as imagens ultrassonográficas são formadas?

No transdutor do aparelho de ultrassom existem vários cristais ou elementos piezoelétricos. Quando o aparelho é ligado à tomada, a corrente elétrica faz vibrar os cristais, formando um tipo de energia

O aparelho de ultrassonografia funciona por meio da emissão de uma onda sonora   VetProfissional

No transdutor do aparelho de ultrassom existem vários cristais ou elementos piezoelétricos. Quando o aparelho é ligado à tomada, a corrente elétrica faz vibrar os cristais, formando um tipo de energia denominada onda sonora que chegam aos objetos ou tecidos do corpo. Depois que a onda sonora bate nos tecidos, ela retorna até o transdutor, vibrando os cristais, fazendo com que a energia sonora seja transformada novamente em impulso elétrico.

“No aparelho de ultrassom, essa transformação de energia elétrica em som acontece em aproximadamente 1% do tempo. Nos outros 99%, o transdutor espera o som retornar”, explica Profa. Sâmara Turbay Pires, do VetProfissional.

O aparelho de ultrassonografia funciona por meio da emissão de uma onda sonora e o retorno da mesma para o transdutor. O som é uma onda mecânica, pois necessita de meios materiais para se propagar. A propagação é possível a partir de fontes vibrantes.

Ultrassom:


Onda sonora cuja frequência é superior àquela percebida pelo ouvido humano, ou seja, de 1 MHz (1.000.000 Hz) a 15 MHz (15.000.000 Hz). O ouvido humano é capaz de reconhecer o som de 20 Hz a 20.000 Hz, já o dos cães, de 15 Hz a 50.000 Hz.

Sr. Veterinário: você sabe como as imagens ultrassonográficas são formadas?   Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre o assunto, na disciplina Princípios da Ultrassonografia, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.
 

Receba Mais Informações