Sr. Veterinário: conheça as vantagens e as desvantagens da TIVA

TIVA é uma técnica que se baseia na aplicação do anestésico geral injetável tanto para a indução da anestesia quanto para a sua manutenção

Sr. Veterinário: conheça as vantagens e as desvantagens da TIVA   Artigos VetProfissional

TIVA é a sigla para Total Intravenous Anesthesia (Anestesia Venosa Total em português – AVT). É uma técnica que se baseia na aplicação do anestésico geral injetável tanto para a indução da anestesia quanto para sua manutenção, explica Luís Eugênio Franklin Augusto, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária.

Vantagens da TIVA


- Maior estabilidade hemodinâmica.
- Indução e recuperação rápidas e tranquilas.
- Menos poluição ambiental.
- É alternativa para pacientes que têm alterações pulmonares, pois estas inviabilizam as funções inalatórias.

Desvantagens da TIVA


- Não se distribui adequadamente para pacientes com hemorragia, hepatopatias/hipoalbuminemia.
- Requer material específico.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anestesiologia Veterinária do VET Profissional, com o Prof. M. Luís Eugênio Franklin Augusto, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações