Sr. Veterinário, conheça o sistema independente de produção de frangos de corte

No sistema independente, o próprio granjeiro executa todas as fases de produção, tendo grande liberdade no seu modo de trabalho, embora enfrente alguns problemas

Sr. Veterinário, conheça o sistema independente de produção de frangos de corte

O Brasil é o segundo maior produtor de frango de corte e o maior exportador de carne de frango, mesmo sendo o mercado interno o maior consumidor dessa proteína produzida no país. “A avicultura de corte conta basicamente com três grandes sistemas de produção: sistemas independente, sistemas de integração e sistemas de cooperativa”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

No sistema independente, o próprio granjeiro executa todas as fases de produção, tendo grande liberdade no seu modo de trabalho, embora enfrente alguns problemas, como:


- O sistema de produção independente é minoria no nosso país, de modo que o frango de corte para exportação não é produzido sob esse sistema;
- Devido a sua grande liberdade de ação, o produtor pode optar por adquirir os pintinhos de um dia de qualquer fornecedor;
- A ave será vendida pronta pelo melhor preço que conseguir, independente dos custos de produção; e
- Maior instabilidade.

A alimentação é o maior custo para criação de aves, por isso é tão importante adquirir alimento de qualidade, com boa recepção pelos animais, para que não haja prejuízos. É comum também a utilização de aditivos nas rações das aves, os quais são produtos adicionados em pequena quantidade para melhorar o desempenho animal.

Os objetivos do uso de aditivos podem ser medicar, estimular o consumo, conservar o alimento, entre outros. Portanto, são exemplos de aditivos os corantes, os palatabilizantes, as vitaminas, os antibióticos, os coccidiostáticos, as enzimas, os adsorventes, os antioxidantes, os fungicidas, etc.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações