Sr. Veterinário, entenda mais sobre as proteínas

Todas as proteínas são formadas a partir de um mesmo conjunto de 20 aminoácidos, também denominados de aminoácidos essenciais, ligados covalentemente em sequências lineares

Preoteínas Essenciais    Artigos VetProfissional


Todas as proteínas são formadas a partir de um mesmo conjunto de 20 aminoácidos, também denominados de aminoácidos essenciais, ligados covalentemente em sequências lineares, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VET Profissional.

As células são formadas por diversas proteínas. A estrutura das proteínas é formada por cadeias polipeptídicas que sempre são adicionadas a um grupo Amino e a um grupo Carboxílico. A formação dessa estrutura é comandada pelo DNA, de acordo com a necessidade de cada uma das células e do organismo animal.

O DNA das células controla qual o tipo de proteína e a quantidade a ser sintetizada. Para isso, é necessário o RNA para realizar o reconhecimento do código genético presente no DNA para sintetizar as proteínas necessárias à célula. Há sempre uma estrutura primária que irá fazer parte de todas as outras proteínas. Uma das principais funções das proteínas é a catalisação das reações enzimáticas. 

a) Estrutura das proteínas


As proteínas apresentam 4 estruturas: primária, secundária, terciária e quaternária. Essas estruturas determinam funções diferenciadas. Veja quais são as especifi cações de cada uma delas:

• Primária

Estrutura linear, padrão, que dá origem a todas as proteínas. Formada por moléculas de Hidrogênio, Nitrogênio, Carbono, Oxigênio e Aminoácidos. As demais proteínas são formadas a partir da estrutura primária ou padrão.


Estrutura Primária das Proteínas    Artigos VetProfissional

• Secundária

Estrutura helicoidal, também conhecida como “estrutura de mola”. Corresponde à duplicação da estrutura primária da proteína e é caracterizada pela presença de ligações de ponte de hidrogênio. Ex.: a insulina que controla o nível de glicose no sangue é uma proteína de estrutura secundária.


Estrutura Secundária das Proteínas   Artigos VetProfissional

• Terciária

Essa estrutura é o enovelamento da estrutura secundária, ou helicoidal. Isso ocorre devido à presença de pontes dissulfureto. Ex.: mioglobina, proteína presente no músculo e responsável por levar oxigênio às células musculares.


Estrutura Terciária das Proteínas   VetProfissional

• Quaternária

Consiste no conjunto de várias estruturas terciárias enoveladas que apresenta duas porções: cadeia α – Polipeptídica e cadeia β – Polipeptídica. Ex.: hemoglobina, principal proteína presente nos eritrócitos é uma proteína de estrutura quaternária que se conecta à molécula de oxigênio para distribuí-lo por todo o organismo.


Estrutura Quaternária das Proteínas    Artigos VetProfissional

 

 


Aprenda mais sobre a Proteínas, na disciplina – Fisiologia Celular: Síntese Proteica e Reprodução Celular, disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

 

 

Receba Mais Informações