Sr. Veterinário, entenda mais sobre as proteínas

Todas as proteínas são formadas a partir de um mesmo conjunto de 20 aminoácidos, também denominados de aminoácidos essenciais, ligados covalentemente em sequências lineares

Preoteínas Essenciais    Artigos VetProfissional


Todas as proteínas são formadas a partir de um mesmo conjunto de 20 aminoácidos, também denominados de aminoácidos essenciais, ligados covalentemente em sequências lineares, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal.

As células são formadas por diversas proteínas. A estrutura das proteínas é formada por cadeias polipeptídicas que sempre são adicionadas a um grupo Amino e a um grupo Carboxílico. A formação dessa estrutura é comandada pelo DNA, de acordo com a necessidade de cada uma das células e do organismo animal.

O DNA das células controla qual o tipo de proteína e a quantidade a ser sintetizada. Para isso, é necessário o RNA para realizar o reconhecimento do código genético presente no DNA para sintetizar as proteínas necessárias à célula. Há sempre uma estrutura primária que irá fazer parte de todas as outras proteínas. Uma das principais funções das proteínas é a catalisação das reações enzimáticas. 

a) Estrutura das proteínas


As proteínas apresentam 4 estruturas: primária, secundária, terciária e quaternária. Essas estruturas determinam funções diferenciadas. Veja quais são as especifi cações de cada uma delas:

• Primária

Estrutura linear, padrão, que dá origem a todas as proteínas. Formada por moléculas de Hidrogênio, Nitrogênio, Carbono, Oxigênio e Aminoácidos. As demais proteínas são formadas a partir da estrutura primária ou padrão.


Estrutura Primária das Proteínas    Artigos VetProfissional

• Secundária

Estrutura helicoidal, também conhecida como “estrutura de mola”. Corresponde à duplicação da estrutura primária da proteína e é caracterizada pela presença de ligações de ponte de hidrogênio. Ex.: a insulina que controla o nível de glicose no sangue é uma proteína de estrutura secundária.


Estrutura Secundária das Proteínas   Artigos VetProfissional

• Terciária

Essa estrutura é o enovelamento da estrutura secundária, ou helicoidal. Isso ocorre devido à presença de pontes dissulfureto. Ex.: mioglobina, proteína presente no músculo e responsável por levar oxigênio às células musculares.


Estrutura Terciária das Proteínas   VetProfissional

• Quaternária

Consiste no conjunto de várias estruturas terciárias enoveladas que apresenta duas porções: cadeia α – Polipeptídica e cadeia β – Polipeptídica. Ex.: hemoglobina, principal proteína presente nos eritrócitos é uma proteína de estrutura quaternária que se conecta à molécula de oxigênio para distribuí-lo por todo o organismo.


Estrutura Quaternária das Proteínas    Artigos VetProfissional

 


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

Receba Mais Informações