Sr. Veterinário, entenda mais sobre pets com problemas neurológicos

Em caso de lesões neurológicas, a fisioterapia é importante para a recuperação e manutenção do paciente

Sr. Veterinário, entenda mais sobre pets com problemas neurológicos   Artigos VetProfissional

 

Precisando estudar a fisioterapia e reabilitação de pets acometidos por problemas neurológicos? Pois bem, em caso de lesões neurológicas, a fisioterapia é importante para a recuperação e manutenção do paciente.

“Pacientes com lesão medular, por exemplo, apresentam diversos problemas de locomoção. Nesses casos, a fisioterapia tem como principal função, reestabelecer o animal novamente na vida social”, afirma Ana Carolina Silva Faria, professor do VetProfissional.

Origem do problema


Ao chegar à clínica, a primeira coisa que o fisiatra deve fazer é verificar qual a origem do problema neurológico do paciente. Isso deve ser feito mesmo nos casos em que o paciente tenha sido encaminhado por outros profissionais já com o diagnóstico fechado.

Em seguida, o paciente deve passar por uma avaliação neurológica como um todo para que o fisiatra possa compreender o problema e verificar se a lesão ou trauma localiza-se no sistema nervoso central, no sistema nervoso periférico, se o problema é de neurônio motor superior ou atingiu os neurônios motores inferiores.

É necessário verificar qual o estado da medula óssea e até que ponto ela foi danificada realizando, uma a uma, as etapas do exame neurológico. Dessa forma, o fisiatra poderá confirmar ou refutar o prognóstico fornecido por outros profissionais devido à evolução ou alterações ocorridas ao longo do tempo.

Outros pontos a serem observados:


- Houve necessidade de cirurgia? O animal foi operado?
- A opção será feita empregando-se o tratamento conservador?
- Trata-se de um paciente em estado pós-operatório?

Às vezes, o tratamento fisioterápico não permite a recuperação completa do paciente. De início, o médico veterinário deverá avaliar as chances que o paciente terá de andar novamente.

Aprenda mais sobre problemas neurológicos em pets, na disciplina Reabilitação Neurológica I disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações