Sr. Veterinário, nesta aula um pouco mais sobre as células

As células possuem um ciclo de vida em que crescem, reproduzem e morrem. As que estão no período de crescimento passam por aumento quantitativo de moléculas e de material genético

Sr. Veterinário, nesta aula um pouco mais sobre as células   Artigos VetProfissional

As células possuem um ciclo de vida em que crescem, reproduzem e morrem. As que estão no período de crescimento passam por aumento quantitativo de moléculas e de material genético. A reprodução celular, por sua vez, corresponde à partição do núcleo e do citoplasma em duas células. “A reprodução celular é proporcional o aumento exponencial de células até a fase adulta do animal na qual o crescimento do organismo cessa”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, professora do VetProfissional.

a) Classificação celular


De modo geral, as células podem ser classificadas em:
1- Células que se dividem continuamente: embrionárias, epiteliais e células da medula óssea responsáveis por produzir as células sanguíneas. Essas células se dividem continuamente ao longo da vida do animal.
2- Células que não se dividem ordinariamente: fígado, pulmão, rins, pele, músculo liso, glândula adrenal. A partir do momento que estas estruturas estão formadas, o número de células permanece estável. Contudo, caso haja necessidade, as células se multiplicam novamente até que o órgão seja formado.
3- Células terminalmente diferenciadas: células do tecido nervoso, neurônios, células musculares esqueléticas. A partir do momento em que essas células são formadas, não se multiplicam mais.

b) Ciclo celular


A reprodução das células ocorre por meio do ciclo celular que é dividido em duas etapas: intérfase e a divisão da célula propriamente dita. O período de intérfase corresponde à maior parte do ciclo celular (95%). Durante a divisão da célula ocorre a divisão do núcleo e a divisão do citoplasma, conforme ilustra a imagem a seguir:


Ciclo Celular  Artigos VetProfissional

 

A mitose e a citocinese correspondem ao período de 5% do ciclo celular nos quais ocorre a divisão do núcleo e a divisão do citoplasma das células.


Etapas do ciclo celular: intérfase, mitose e multiplicação celular Artigos VetProfissional

O resultado da divisão celular em que ocorre a mitose são duas células diploides ou duas células filhas que possuem o mesmo DNA. O mesmo cromossomo, ou seja, a mesma sequência de aminoácidos deve estar obrigatoriamente contida nas novas células devido à replicação do DNA.

c) Replicação do DNA


É na intérfase que ocorre a replicação do DNA das células no período de 5 a 10 horas antes da mitose. Nesse período ocorrem múltiplas reações enzimáticas com a participação de duas enzimas principais: DNA-polimerase e DNA-ligase.
• DNA-polimerase: essa enzima exerce a função de separar as fitas de DNA para que a replicação do código genético celular se inicie.
• DNA-ligase: essa enzima exerce a função de unir as novas cadeias ou fitas completas de DNA formadas após a replicação.

Replicação do DNA e reações enzimáticas Artigos VetProfissional

d) Fases da mitose


A mitose ou a reprodução do núcleo da célula é formada por 5 fases diferentes, são elas:
• Prófase: ocorre a condensação dos cromossomos do núcleo da célula.
• Prometáfase: ocorre a fragmentação do envoltório nuclear e adesão dos microtúbulos às cromátides.
• Metáfase: as cromátides se separam para formar o fuso mitótico.
• Anáfase: ocorre a formação de dois conjuntos distintos de cromossomos.
• Telófase: há o desenvolvimento de novo envoltório nuclear e formação de um anel contrátil de fi lamentos responsáveis pelo processo posterior de citocinese. Na telófase ocorre o estreitamento da parede celular e separação dos dois núcleos.


Ilustração da divisão celular por mitose Artigos VetProfissional

ocorre após a fase de telófase com a formação completa das células, fechamento da membrana plasmática e rompimento, permitindo a separação das duas células recém-formadas e idênticas.

Citocinese: ocorre a pós a fase de telófase com a formação completa das células, fechamento da membra plasmática e rompimento, permitindo a separação das duas células recém-formadas e idênticas.

e) Meiose


Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. O processo de meiose ocorre em duas fases distintas, e será estudado com mais detalhes em uma aula posterior da área de fisiologia.

Ilustração da divisão celular por meiose Artigos VetProfissional

Processos de divisão celular por meiose ocorrem durante a fisiologia da reprodução do macho e da fêmea e são representados pelo espermatozoide e pelo óvulo. No processo de reprodução animal uma célula se divide passando a ter apenas um gameta masculino ou apenas um gameta feminino. Nos organismos de reprodução sexuada a formação dos gametas ocorre por meio da divisão celular por meiose.

Aprenda mais sobre o assunto na Disciplina - Fisiologia Celular: Síntese Proteica e Reprodução Celular - disponível no VetProfissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações