Sr. Veterinário, um pouco mais sobre membrana plasmática

A membrana plasmática, também conhecida como membrana celular, é a barreira responsável por separar o compartimento intracelular dos sinais exteriores da célula

Sr. Veterinário, um pouco mais sobre membrana plasmática   VetProfissional

 

No organismo, a fisiologia de transporte de substâncias para dentro e para fora para das células é realizado de acordo com a necessidade celular visando à manutenção da homeostasia do organismo dos animais. A membrana plasmática, também conhecida como membrana celular, é a barreira responsável por separar o compartimento intracelular dos sinais exteriores da célula, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional.


Membrana plasmática, também conhecida como membrana celular    VetProfissional

a) Constituição da membrana plasmática


A membrana plasmática é formada por uma camada bilipídica que apresenta duas porções:
→ Porção hidrofílica: posicionada para o exterior e para o interior da célula.
→ Porção hidrofóbica: posicionada na intercessão da porção hidrofílica.
Essa porção não permite o acúmulo de água entre as partes da camada hidrofílica.


Constituição da membrana plasmática   VetProfissional

b) Receptores celulares


A membrana plasmática também possui milhares de receptores que exercem diversas funções, entre elas: a conexão com íons, hormônios e outras moléculas para que a célula seja ativada com a entrada e saída de substâncias. Há receptores específicos para determinadas substâncias e há receptores que funcionam recebendo todo o tipo de moléculas.


Receptores Celulares     VetProfissional

Entre os receptores estão também presentes as glicoproteínas, ativadas para permitir o transporte de sódio, potássio, aminoácidos, glicose, entre outras substâncias para o exterior e interior das células.

Aprenda mais sobre Membrana Plasmática, na discicplina Transporte de Substâncias e Bioeletrogênese disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações