Sr. Veterinário, você está capacitado a atender pets exóticos?

Estudar sobre pets exóticos ou não convencionais é muito importante para o médico veterinário porque se trata de animais cada vez mais recorrentes nos consultórios

Sr. Veterinário, você está capacitado a atender pets exóticos?

Os médicos veterinários têm um grande potencial de inserção no mercado de pets não convencionais, uma vez que são espécies cuja saúde também necessita de cuidados, mas que não estão conseguindo a assistência necessária, pois são poucos os profissionais capacitados para tal.

Essa falta de preparo se dá pelo fato de pouquíssimas grades curriculares dos cursos de graduação de medicina veterinária no Brasil abordarem a fundo os estudos sobre essas espécies diferenciadas, cabendo aos interessados no ramo buscarem, por conta própria, por meio de cursos e estágios especializados, a capacitação necessária, o que desanima a muitos”, explica Letícia Bergo Coelho Ferreira, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens.

Pets exóticos ou não convencionais são todas as espécies que não são comuns nos domicílios, como algumas aves, répteis e mamíferos que não sejam cão e gato. São animais de estimação interessantes, pois podem se adaptar perfeitamente à presença humana, gostam de carinho e interagem com as pessoas, obviamente que de forma diferente das interações as quais as pessoas estão acostumadas.

As espécies de pets exóticos mais comuns são as calopsitas, que já são bem difundidas aqui no Brasil, répteis como os testudines, lagartos e serpentes, e os pequenos mamíferos como coelhos e hamsters.

Com o notório avanço da medicina veterinária, não é mais aceitável que as clínicas não cuidem da saúde desses pacientes simplesmente porque são diferentes, pois já existe conhecimento científico e técnico para tratá-los, tanto em relação à saúde quanto ao bem-estar.

O fato de serem espécies não convencionais não implica que dispensem acompanhamento médico, mas sim que precisam de acompanhamento especializado, pois as pessoas ainda não estão familiarizadas com o manejo que necessitam e acabam, sem querer, cometendo erros que prejudicam muito a saúde desses animais.

O médico veterinário deve ter consciência de que a capacitação é fundamental, pois somente com ela se consegue habilidade técnica para prevenir erros de manejo e conhecimento das especificidades anatômicas das espécies para a realização de diagnósticos precisos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica e Manejo de Animais Silvestres e Pets Exóticos do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Letícia Bergo Coelho Ferreira, Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.