Staphylococcus aureus: bactéria de maior importância para a saúde animal

O Staphylococcus aureus é a bactéria que tem maior importância tanto para a saúde animal quanto pra saúde humana

Staphylococcus aureus: bactéria de maior importância para a saúde animal

O Staphylococcus aureus é a bactéria que tem maior importância tanto para a saúde animal quanto pra saúde humana. “Ela pode ocasionar tanto infecções superficiais como profundas, além da produção de toxinas, muitas das quais responsáveis pelas toxinfecções alimentares”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.

Os Staphylococcus são gram-positivos que pertencem à família Staphylococcaceae, ordem Bacillales. Também pertencem ao grupo Bacillus-Lactobacillus-Streptococcus. São bactérias em formato de cacho de uva.

Os Staphylococcus são, muitas vezes, imóveis e, algumas vezes podem possuir cápsulas. Não têm a capacidade de esporular e são anaeróbios facultativos. Também, são microrganismos não fastidiosos, o que significa que crescem em meios comuns, e toleram uma faixa de temperatura que vai de 6°C a 48°C e pH entre 4,2 e 9,3. Crescem em elevado teor de NaCl (25%).

O Staphylococcus aureus tem uma plasticidade genômica muito grande, o que significa que possui uma gama de ilhas de patogenicidade; são ubíquos em superfícies corporais de animais e humanos.

Essa bactéria é isolada facilmente em meios convencionais, apresentando coloração variada entre amarelo, dourado e acinzentado. Também é coagulase positivo.

O Staphylococcus aureus acomete várias espécies: bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, suínos, cães, gatos, equinos, coelhos, galinhas, psitacídeos, golfinhos e o homem; causando muitas enfermidades, como dermatites, piodermites, mastite, foliculite, endometrite, conjuntivite, pododermatite, onfalite, linfadenite, cistite e septicemias.

O mecanismo de invasão do S. aureus revela que, no primeiro momento, essa bactéria adere à pele ou à mucosa e, após a invasão, utiliza diversas estratégias para permitir a sua sobrevivência.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações