Suinocultura: como evitar a carne DFP de suínos

A carne DFD, sigla em inglês que significa - dark, firm, dry, ou seja, escura, dura e seca - pode ser evidenciada pela cor escura, sendo ainda carne firme e seca com média de pH superior a 6,2

Suinocultura: como evitar a carne DFP de suínos   Artigos VetProfissional

A "carne DFD, sigla em inglês que significa - dark, firm, dry, ou seja, escura, dura e seca - pode ser evidenciada pela cor escura, sendo ainda carne firme e seca com média de pH superior a 6,2", explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários e Mestre em Medicina Veterinária.

(A) Carne normal e (B) carne DFD Artigos VetProfissional

Tais características aumentam o risco de proliferação de microrganismos e veda as possibilidades de a carne DFD ser utilizada para a produção de industrializados devido à alta capacidade de retenção de água. O processo é desencadeado pelo estresse ocorrido em longo prazo responsável por esgotar as reservas de glicogênio dos animais.

Estudos demonstraram que suínos cujas carcaças apresentaram mais arranhões e danos na pele possuíam maiores níveis de cortisol e de CPK devido ao estresse ocorrido momentos antes do abate e da sangria. Para se evitar o estresse prolongado durante o manejo pré-abate, algumas medidas podem ser adotadas:


- Evitar a mistura de lotes de origem diferente.
- Formar lotes com número reduzido de animais.
- Promover o descanso de animais antes do embarque para o frigorífico.
- Cuidar para que o transporte e desembarque sejam realizados da maneira mais tranquila possível.

Atenção!


As chances da ocorrência de carne DFD aumentam quando a restrição alimentar na granja é maior que 24 horas associada à mistura de lotes.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações