Suinocultura: Funções do aparelho reprodutor do macho

O médico veterinário deve ter conhecimento do aparelho reprodutor do macho suíno para conseguir tomar decisões acerca do protocolo de inseminação e manejo reprodutivo dos animais

Suinocultura: Funções do aparelho reprodutor do macho

Por que devo conhecer o aparelho reprodutor do macho suíno? É importante conhecer os aspectos reprodutivos tanto do macho e como da fêmea suína, porque tais características auxiliam o médico veterinário a tomar decisões acerca do protocolo de inseminação e manejo reprodutivo dos animais.

Quando se conhece a anatomia funcional e os eventos reprodutivos dos animais, torna-se mais fácil entender o comportamento dos indivíduos e ajustar as técnicas de manejo às suas necessidades”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

Você sabe quais são as funções do aparelho reprodutor do macho suíno?
São elas: Produção de gametas; transporte de gametas; excreção de hormônios; excreção de urina; ejaculado.

Além das funções do aparelho reprodutor, devemos também saber que esse aparelho pode ser dividido em:

- Aparelho secretor de sêmen.

- Glândulas anexas.

- Órgão copulador.


Testículos: local de produção de espermatozoides e testosterona. Os testículos se desenvolvem no abdômen do embrião e realizam a descida através o anel inguinal. Após a descida, permanecem alojados na bolsa escrotal do suíno. Essa descida acontece no último quarto da vida fetal do suíno. Para funcionamento eficiente, os testículos devem ser mantidos a uma temperatura inferior à temperatura do corpo. A temperatura do testículo deve estar a 4 e 7 graus abaixo da temperatura retal para que a espermatogênese ocorra.

A bolsa escrotal do suíno situa-se na região perineal e é menos pendular do que em outros mamíferos.

A bolsa escrotal do suíno situa-se na região perineal e é menos pendular do que em outros mamíferos.

Além dos testículos, temos ainda as glândulas anexas ou acessórias. As principais glândulas do sistema reprodutor masculino são: Próstata (tem como função é armazenar e secretar o sêmen); Glândulas seminais (Responsáveis por produzir um fluido com pouca quantidade de frutose e grande quantidade de Inositol) e Glândulas bulbouretrais (responsáveis pelo componente gel no sêmen. Produzem 75% do ejaculado).

Por fim, temos o pênis. O pênis de suínos apresenta a extremidade apical em forma de espiral. É importante entender essa particularidade anatômica da espécie, pois, no momento de realizar a coleta de sêmen, essa extremidade precisa ser considerada para correta fixação do copo coletor.

Pênis de suíno.

Pênis de suíno.
Fonte: http://www.vetmed.lsu.edu/eiltslotus/theriogenology-5361/bull.htm


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações