Suinocultura: quais modelos de produção utilizados no Brasil?

Os sistemas de produção extensivo, semi-intensivo ou semiconfinado deram lugar, hoje, ao sistema intensivo de produção, em confinamento total

Suinocultura: quais modelos de produção utilizados no Brasil?

Na criação intensiva de suínos em confinamento total, existe um controle total do animal e do ambiente, melhorando muito a eficiência da criação, com consequente aumento da produtividade, o que torna a criação de suínos mais agradável e lucrativa.

Há dois tipos de modelos de produção na suinocultura brasileira atual: o modelo suinocultor integrado/cooperado e o modelo suinocultor independente”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários e Mestre em Medicina Veterinária.

Vamos, agora, conhecer esses dois modelos de produção.

Criação de suínos em confinamento.

Criação de suínos em confinamento.


a) Modelo Suinocultor Integrado/Cooperado

O objetivo desse modelo é atender à agroindústria. Nesses casos, a agroindústria realiza um contrato com o suinocultor que dedica toda a sua produção diretamente para a empresa.

No Brasil, indústrias tais como Aurora, BRF oferecem ao produtor os leitões, a ração, medicamentos e vacinas necessárias para a produção, além de mão de obra veterinária. Em contrapartida, o suinocultor participa com a estrutura física: barracões para terminação dos animais, custos com energia, água, além da mão de obra para a produção.

Ao alcançar o peso e a idade prevista, os animais retornam para a agroindústria que paga ao produtor o valor fixado para cada animal. Dessa forma, quem adquire o direito de comercializar a carcaça dos animais é somente a agroindústria.


b) Modelo Suinocultor Independente

Esse modelo tem como objetivo atender ao mercado spot. O produtor participa de todas as etapas da produção, desde a inseminação, maternidade e crechário, até o período de desenvolvimento e engorda, ou seja, a preparação para o abate.

Nesse modelo, o suinocultor independente é responsável pela comercialização do produto no mercado. É ele quem faz o contato com frigoríficos para a venda da produção.

Dois modelos de produção de suínos no Brasil.

Dois modelos de produção de suínos no Brasil.
Fonte: ABCS 2016.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações