Suinocultura: quais modelos de produção utilizados no Brasil?

Os sistemas de produção extensivo, semi-intensivo ou semiconfinado deram lugar, hoje, ao sistema intensivo de produção, em confinamento total

Suinocultura: quais modelos de produção utilizados no Brasil?

Na criação intensiva de suínos em confinamento total, existe um controle total do animal e do ambiente, melhorando muito a eficiência da criação, com consequente aumento da produtividade, o que torna a criação de suínos mais agradável e lucrativa.

Há dois tipos de modelos de produção na suinocultura brasileira atual: o modelo suinocultor integrado/cooperado e o modelo suinocultor independente”, explica Mariana Costa Fausto, professora do VET Profissional.

Vamos, agora, conhecer esses dois modelos de produção.

Criação de suínos em confinamento.

Criação de suínos em confinamento.


a) Modelo Suinocultor Integrado/Cooperado

O objetivo desse modelo é atender à agroindústria. Nesses casos, a agroindústria realiza um contrato com o suinocultor que dedica toda a sua produção diretamente para a empresa.

No Brasil, indústrias tais como Aurora, BRF oferecem ao produtor os leitões, a ração, medicamentos e vacinas necessárias para a produção, além de mão de obra veterinária. Em contrapartida, o suinocultor participa com a estrutura física: barracões para terminação dos animais, custos com energia, água, além da mão de obra para a produção.

Ao alcançar o peso e a idade prevista, os animais retornam para a agroindústria que paga ao produtor o valor fixado para cada animal. Dessa forma, quem adquire o direito de comercializar a carcaça dos animais é somente a agroindústria.


b) Modelo Suinocultor Independente

Esse modelo tem como objetivo atender ao mercado spot. O produtor participa de todas as etapas da produção, desde a inseminação, maternidade e crechário, até o período de desenvolvimento e engorda, ou seja, a preparação para o abate.

Nesse modelo, o suinocultor independente é responsável pela comercialização do produto no mercado. É ele quem faz o contato com frigoríficos para a venda da produção.

Dois modelos de produção de suínos no Brasil.

Dois modelos de produção de suínos no Brasil.
Fonte: ABCS 2016.


Aprenda mais sobre o assunto na disciplina – Suínos – Produção e Principais Doenças - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações