Suínos recém-nascidos: como organizar a mamada dos leitões?

O colostro é a primeira vacina do recém-nascido. É necessário que a leitegada mame uma quantidade razoável de colostro para garantir um futuro saudável, livre de doenças

Suínos recém-nascidos: como organizar a mamada dos leitões?

Através do colostro, os leitões recebem uma série de anticorpos maternos. Esse processo é o que chamamos de imunidade passiva e mantém os filhotes imunizados durante um bom período dentro da granja.

A produção de colostro pela porca só acontece durante as primeiras 24 horas após o parto. “Dessa forma, é necessário estimular e garantir que todos os filhotes mamem, principalmente nas primeiras 12 horas após o parto”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

Organização da mamada do colostro (de 8 em 8): à medida que os leitões nascem, devem ser marcados por ordem de nascimento. Assim que o 8º leitão nascer, os oito primeiros filhotes devem ser encaminhados para mamar o colostro. Após a mamada os 8 filhotes devem ser colocados no clipe onde permanecerão até que os próximos 8 filhotes mamem o colostro.

Organização da mamada do leite: as porcas, diferente de outras espécies de mamíferos, produzem leite a cada 40 - 50 minutos, ao liberar um jato de, aproximadamente, 15 segundos. Desde o primeiro dia, os leitões devem receber o treinamento da amamentação. Assim que a porca liberar o leite, os leitões devem ser encaminhados para mamar e, ao final, devem aprender a seguir em direção ao clipe, local onde encontram conforto térmico necessário. Dessa forma, evita-se a ocorrência de esmagamentos e organizamos a mamada para que todos os leitões mamem.

A própria porca começa a vocalizar, chamando os leitões para que retornem à amamentação. Os leitões devem ser liberados do clipe a cada 50 minutos para mamar novamente e recolhidos ao clipe, em seguida, após receberem o leite da mãe.

É preciso montar um escalonamento para funcionários, sobretudo nas primeiras 48 horas, para garantir que os leitões mamem sem competição e que sejam treinados a retornar ao clipe após cada mamada.

Ao perder uma mamada, somente após outros 50 minutos é que o leitão terá a oportunidade de receber o alimento, o que totaliza 1 e ½ hora sem mamar, aproximadamente. Nessa situação é grande a chance de que esse leitão desenvolva um quadro de hipoglicemia.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.