Suínos: você sabe quais são as raças mais utilizadas no sistema comercial?

Com o passar dos anos, os suínos passaram a apresentar menores teores de gordura na sua carcaça e a desenvolver massas musculares proeminentes

Suínos: você sabe quais são as raças mais utilizadas no sistema comercial?

A suinocultura é uma atividade de grande relevância nacional e mundial. Com uma produção e exportação expressiva, trata-se de um mercado altamente rentável e com tendência a crescer.

Os suínos de raças comerciais são animais selecionados geneticamente, com crescimento rápido, e eficiência no que se refere à conversão do alimento em proteína de alto valor biológico. "Esses animais também possuem baixo teor de gordura na carcaça, tendo maior porcentagem de cortes nobres", explica Paulo Henrique Reis Furtado Campos, professor do VET Profissional, que é Zootecnista, Mestre e Doutor em Bioclimatologia.

Conheça, a seguir, as principais raças comerciais presentes no Brasil:

a) Landrace – suas características básicas são prolificidade, habilidade materna e desempenho, sendo muito utilizada nos programas de produção de híbridos.

● Origem: Dinamarca;
● Pelagem: branca;
● Ótimo desempenho produtivo;
● Porcas com boa habilidade materna e alta prolificidade;
● Machos e fêmeas são utilizados em cruzamentos.

b) Large White – É muito utilizada na produção de híbridos e se caracteriza pela sua prolificidade.

● Origem: Inglaterra;
● Pelagem: Branca;
● Alto rendimento e qualidade de carcaça;
● Fêmeas com boa habilidade materna;
● Machos e fêmeas utilizados em cruzamentos.

c) Duroc – A rusticidade e a fácil adaptação a todas as regiões do país, fizeram com que seu uso em cruzamentos industriais propiciasse melhoria na qualidade da carne das raças brancas.

● Origem: EUA
● Pelagem: vermelha ou marrom;
● Rústica e adaptada a condições de clima tropical;
● Boa carcaça, velocidade de ganho de peso e conversão alimentar;
● Somente o macho é utilizado em cruzamentos, já que a fêmea não possui boa habilidade materna.

d) Pietrain - é uma raça que possui excelente massa muscular, sendo muito utilizada em cruzamentos. Apresenta, como principais características, ótimos pernis, menor camada de gordura e, muito boa para cruzamentos.

● Origem: Bélgica;
● Pelagem: oveira (branca com manchas pretas);
● Ótima área de olho de lombo;
● Pouca adaptação a condições de clima tropical e fatores estressantes, logo, a inserção dessa raça no sistema de produção exige investimento para que o animal consiga expressar todo o seu potencial genético.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Manejo de Leitões – do Nascimento à Terminação do VET Profissional, com o Prof. Paulo Henrique Reis Furtado Campos, Zootecnista, Mestre em Bioclimatologia e Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor Bioclimatologia e Produção de Suínos pelo Agrocampus Ouest - França. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.