Suspeita de câncer no animalzinho? Qual exame solicitar? Citologia ou histopatologia?

O câncer é uma enfermidade que se destaca pela elevada mortalidade em seres vivos, e também pela incidência, que continua a aumentar com o passar dos anos

Suspeita de câncer no animalzinho? Qual exame solicitar? Citologia ou histopatologia?

O câncer deriva da palavra karkinos que, no grego, significa caranguejo. Esta é uma analogia à forma pouco delimitada e infiltrativa dos diversos tumores cancerígenos.

Ao compararmos a incidência do câncer em seres humanos, cães e gatos, percebemos que a doença é mais frequente em cães que em seres humanos. Contudo, em felinos, os tumores se manifestam 2,3 vezes mais malignos e mais agressivos que nas outras espécies, apesar de serem menos frequentes.

Ao constatar a necessidade de fazer exames complementares em pacientes com suspeita de câncer, o clínico se encontra diante de um dilema: citologia ou histopatologia? Devo escolher um desses exames? “NÃO, é necessário fazer ambos os testes, pois os resultados dos exames se somam para o diagnóstico mais eficiente do animal”, explica Rodrigo Horta, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina.

Contudo, é recomendável sempre iniciar pelo exame citológico já que é o exame mais simples de ser realizado. Exames citológicos avaliam a neoplasia em lente com aumento de 100x, embora patologistas experientes utilizem somente 40x. A citologia visa à observação de características das células e aspectos os nucleares. O tecido encontra-se menos desidratado. Trata-se de um exame excelente para diagnóstico de tumores de células redondas, a saber: mastocitoma, linfoma, plasmocitoma, histiocitoma e o Tumor Venéreo Transmissível Canino (TVT).

A histologia avalia as amostras em lente com aumento de 40x. Tem como objetivo descrever a natureza, arquitetura e organização do tecido em uma amostra desidratada, mas oferece o diagnóstico definitivo, graduação e definição de margens cirúrgicas.

Pode-se dizer que a histologia avalia o tumor como um todo - raízes, arquitetura e margens – contudo, ele se encontra morto, desidratado. Já a citologia, embora não identifique a arquitetura do tumor, permite a avaliação de características nucleares e citoplasmáticas fornecendo maiores detalhes e possibilitando a chance de observarmos um tumor vivo.

Além disso, a citologia é a forma menos invasiva de se acessar a malignidade de um tumor. Ela é segura, rápida e de baixo custo. Ela não agride o tumor de forma suficiente para estimular sua progressão, a exemplo do que ocorre quando fazemos uma biopsia. A probabilidade de disseminação de uma neoplasia devido à citologia é menor que 0,01%.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.