Taenia solium: recorde as principais características desse parasito cestoide de relevância médico-veterinária

A Taenia solium é um cestoide que acomete o homem (hospedeiro definitivo) e possui como hospedeiro intermediário o porco

Taenia solium: recorde as principais características desse parasito cestoide de relevância médico-veterinária

Os parasitos da classe cestosa são hermafroditas, com corpo segmentado, em forma de fita, contendo estruturas adesivas, um órgão anterior de fixação (escólex) e ausência de tubo digestivo.

“A tênia adulta pode chegar a 8 m e se aloja no intestino delgado do homem, enquanto as larvas (cisticercos) são encontradas no tecido conjuntivo dos músculos sublinguais, mastigadores, cardíaco, diafragma e no cérebro”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

No trato digestivo do hospedeiro intermediário, o embrião hexacanto é liberado pela ação dos sucos gástricos e da bile. Há penetração ativa da larva na mucosa, circulação sanguínea e formação do cisticerco na musculatura.

No hospedeiro definitivo, os cisticercos são liberados no intestino pela digestão da carne. As ventosas se fixam à mucosa, levando ao crescimento do estróbilo.


Ações sobre os hospedeiros:

Hospedeiro definitivo: anorexia ou apetite exagerado, náuseas, vômitos, diarreias, dores abdominais, perda de peso, manifestações alérgicas e neurológicas.

Hospedeiro intermediário:

» Animais: sinais clínicos são inaparentes.
» Cisticercose em humanos: formação larvar nos olhos, cérebro e tecido subcutâneo podendo levar a alterações patológicas como cegueira, nódulos no olho, transtornos neurológicos.


Medidas de controle:

Teníase: evitar comer carne de porco mal passada.
Cisticercose: higienizar bem os alimentos, beber água de qualidade (filtrada e tratada).


Formas de diagnóstico:

• Exame de fezes: pesquisa de proglotes (hospedeiro definitivo).
• Verificação de cisticerco na carcaça (hospedeiro intermediário).
• Tomografia, pesquisa de anticorpos: detecção de cisticerco no homem.


Tratamento:

Porco: não há tratamento eficaz que elimine os cisticercos.
Homem: cirúrgico; administração de praziquantel e niclosamida (somente para os vermes adultos).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.