Tecido muscular e suas características: Importante conhecimento para a medicina veterinária

Os músculos são responsáveis pelas contrações, permitindo, assim, a realização e amplitude dos movimentos corporais, mesmo aqueles involuntários, como o batimento cardíaco

Tecido muscular e suas características: Importante conhecimento para a medicina veterinária

O tecido muscular possui células alongadas especializadas para a contração as quais também são chamadas de fibras musculares ou miócitos. De acordo com suas características morfológicas e funcionais, os músculos se dividem em músculo liso e músculo estriado, sendo este, ainda, subdividido em esquelético e cardíaco.

“O músculo liso tem contrações fracas e lentas, de controle involuntário. O músculo estriado cardíaco tem contrações fortes, rápidas e rítmicas. Também são de controle involuntário. Já o músculo estriado esquelético possui contrações fortes e rápidas, sendo de controle voluntário”, explica Rosyane Souza, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.

A organização estrutural do tecido muscular segue a linha abaixo:

Organização estrutural do tecido muscular.

Ilustração – Organização estrutural do tecido muscular.

Nessa ordem, a estrutura maior é o músculo, o qual é formado pelo conjunto de feixes. Os feixes, por sua vez, são formados pelo conjunto de fibras. As miofibrilas estão no citoplasma das células e os miofilamentos são proteínas dispostas ao longo das miofibrilas. No caso do músculo, fibra e célula são sinônimos.

O músculo, os feixes e as fibras são envoltos por tecido conjuntivo cuja função é manter as células mais unidas, auxiliar na força das contrações e garantir nutrição e oxigenação dessas estruturas. O envoltório de tecido conjuntivo do músculo é chamado de epimísio, o envoltório dos feixes é o perimísio e o das células, endomísio.

As miofibrilas se estendem longitudinalmente por toda fibra muscular, que é alongada. Existem milhares de miofibrilas dentro de cada célula e cada miofibrila é dividida em unidades funcionais chamadas sarcômeros. Os sarcômeros são delimitados por duas linhas chamadas de Linha Z e, dividindo o sarcômero, entre as duas Linhas Z, tem-se a Linha M. É no interior dos sarcômeros que se tem a disposição dos miofilamentos. Os principais miofilamentos são miosina, actina, troponina e tropomiosina.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Histologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Rosyane Souza, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.