Tecido nervoso: conheça as principais características desse tecido presente em todos os animais

O tecido nervoso é um tecido vascularizado, muito rico em células e especializado. Esse tecido se origina do folheto embrionário ectoderma, mais especificamente, neuroectoderma

Tecido nervoso: conheça as principais características desse tecido presente em todos os animais

O sistema nervoso organiza e coordena as funções do organismo. As células que compõem o neurônio têm a capacidade de transmitir impulso nervoso, por isso, detecta, analisa e transmite uma resposta motora determinada pelo sistema nervoso central. “Além disso, ele é responsável por estabilizar condições intrínsecas, como pressão sanguínea, teor de glicose, hormônios, padrões de comportamento (alimentação, reprodução, entre outros)”, explica Rosyane Souza, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.

Ilustração – Fluxograma: divisão do sistema nervoso.

Ilustração – Fluxograma: divisão do sistema nervoso.
*Os gânglios motores só estão presentes no sistema nervoso autônomo.


Histologicamente, no sistema nervoso central existem duas regiões com colorações distintas: substância branca e substância cinzenta, que se localizam no cérebro e na medula espinhal. Como na microscopia não é possível identificar essas regiões por suas cores, elas se diferenciam pela presença do corpo celular do neurônio, que está presente apenas na substância cinzenta.

O sistema nervoso é composto por células que se subdividem em dois grupos: os neurônios e as células da glia.

Os neurônios são as maiores células do organismo e são consideradas as mais importantes. Essas células têm a capacidade de receber uma informação, integrar, analisar e emitir uma resposta. Do corpo celular que forma os neurônios, partem os prolongamentos, que são os axônios e os dendritos.

Dentro do corpo celular encontra-se o núcleo, e dentro desse, o nucléolo. Por se tratar de uma célula de alto metabolismo, que sintetiza muitos neurotransmissores, o neurônio é uma célula grande, com citoplasmas amplos, numerosas organelas, com grande quantidade de retículo endoplasmático rugoso, entre outros. Os prolongamentos fazem parte da célula, entretanto, não possuem núcleo. Diferente dos dendritos, que são prolongamentos curtos e numerosos, o axônio é único e longo, podendo chegar a 1 metro de comprimento; trata-se de uma célula muito grande e muito importante.

As células da glia dão suporte aos neurônios: na maioria das vezes, as funções de cada uma delas, direta ou indiretamente, está relacionada a algum neurônio.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Histologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Rosyane Souza, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.